30 julho 2011

Formação: A base da família é o AMOR


O casal precisa cultivar um no outro o desejo de escutar a voz de Deus. 
O casal precisa se acustumar a ouvir a voz do Senhor pois, quem escuta a voz do Senhor vai ao seu encontro.
Assim como diz na 1ª Carta de São João: Deus é amor e porque foi Deus quem fez o homem e mulher morada de Deus através do Espírito Santo, portanto casal, vós sois portadores do amor de Deus, e quando nós falamos de amor, falamos de relacionamento, de diálogo, entre pais e filhos e entre os cônjuges, que é fruto da família que Deus mesmo instituiu no sacramento do matrimonio. Foi no altar que o casal se comprometeu a serem colaboradores do amor do Deus. 
Para isso São João vem nos dizer: Amemos uns aos outros porque o amor vem Deus e todo àquele que ama nasceu de Deus. 
Casal vocês precisam se amar, porque vocês foram feitos para amar.
Você é chamado para obedecer a voz de Deus, que te chama à amar e a servir no amor. E esta ordem vem revelar algo muito importante, a base da construção de uma família é e precisa ser o amor e esse amor tem nome e a base desse amor se chama Deus.
A base da família é o amor, é Deus. 
E quando a família vai se lançando no amor que é o próprio Deus a família vai crescendo se estruturando, vai se tornando fecunda.
Sem a graça de Deus atuando em vida, vocês serão incapazes de levar a finco o serviço que cada um é chamado a praticar. 
Uma família que reza e uma família que caminha a cada dia para a restauração.

Somente quem se abre para nascer da Palavra de Deus e possível constituir uma família renovada e se colocar a serviço do amor. Pais reserve o melhor do seu tempo para investir e estar com o seu filho. Reze com ele ensine ele a rezar. Tenha tempo e paciência com o seu filho, gaste tempo com eles.
Não troque o verdadeiro amor que parte de Deus para buscar um falso amor nas coisas externas, deixando o seu coração cada vez mais vazio.
O amor parte de dentro e precisa ser aprofundado no conhecimento um do outro e não através das coisas postiças, passageiras vão percebendo que não produzem vida. E é dentro desses desvios que Deus que não se cansa de nos amor e que Deus vai nos atrair para Ele. 
Mesmo diante dos nossos vazios, Deus vem ao nosso encontro hoje e nos convida a permanecermos nele.
A família que tem como base o amor de Deus é uma família que não passa, permanece no amor de Deus. Para que uma família permaneça em Deus é preciso viver o amor e proclamar que Jesus Cristo é Senhor, vivendo a amor uns para com os outros. Tanto nos momentos bons, mas também nos momentos difíceis.
Ás família que se encontram mortas em seus relacionamentos precisam proclamar Jesus como Senhor de todos os momentos difíceis pois é nessa via de oração vão testemunhar a sua família ressuscitar!
Quando você proclama e vivem o senhorio de Jesus em sua vida, você vai ver sua casa ressuscitar.
A família é a semente de amor que faz com que através do sacramento do matrimônio rompa com o egoísmo em seu lar.
Quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.
Exercitar o amor na família significa levar a nossa família à eternidade. Permanecer no amor e levar a família até o fim requer de nós não somente o conhecimento de Deus, mas acreditar nEle a cada dia e a solidificar nossa fé e acreditar que todo e qualquer desafio pode ser superado pela fé, porque o ato de crer em Deus precisa ser em cada momento de nossa vida.
Acreditar em cada momento, acreditar que o amor jamais acabará,  acreditar que se Deus constituiu uma família como está escrito em Gênesis 1,26. É acreditar que a sua família é vontade de Deus e não são ás dificuldades que dão o sentido a nossa vida, mas é acreditar que em Cristo está o sentido da nossa vida. 
Deus nos convida a assumir esse amor, você aceita viver esse amor que é Deus em sua família?
Por Pe. Ivan
Transcrição e adaptação: Mariana L. Gabriel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails