22 dezembro 2012

"É no Evangelho que os cristãos encontram inspiração para a vida cotidiana", diz Bento XVI



Foi publicado, na quinta-feira, 20 de dezembro, no jornal londrino "Financial Times" um artigo do papa Bento XVI sobre a celebração do Natal em tempos de austeridade e o compromisso dos cristãos na transformação do mundo.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o artigo do Papa nasce de um pedido da redação desse jornal inglês que se baseando no último livro de Bento XVI sobre a infância de Jesus, pediu ao Pontífice uma reflexão sobre o Natal.
"O nascimento de Cristo nos desafia a repensar as nossas prioridades, os nossos valores e o nosso modo de vida. Sendo um tempo de grande alegria, o Natal é também ocasião para uma profunda reflexão, um exame de consciência", ressalta o Papa na mensagem.
Bento XVI recorda que este ano significou privações econômicas para muitas pessoas e com a cena do presépio podemos aprender uma lição de humildade, pobreza e simplicidade.
"O Natal pode ser um tempo em que aprendemos a ler o Evangelho, a conhecer Jesus não somente como o Menino da manjedoura, mas como aquele no qual reconhecemos o Deus que se fez carne", destaca ainda o Pontífice.
"É no Evangelho que os cristãos encontram inspiração para a vida cotidiana e seu envolvimento nos assuntos do mundo. Os cristãos não devem fugir mundo, mas comprometer-se nele. O seu envolvimento na política e na economia deve transcender todas as formas de ideologia", sublinha Bento XVI.
"Quando os cristãos se recusam a inclinar-se aos falsos deuses propostos em nossos tempos, não é por causa de uma visão do mundo antiquada, mas porque estão livres de amarras das ideologias e animados por uma nobre visão do destino humano", observa o Pontífice.
O Santo Padre recorda que "os cristãos combatem a pobreza porque reconhecem a suprema dignidade de todo ser humano, criado à imagem de Deus e destinado à vida eterna. Os cristãos condenam a ganância e exploração na certeza de que a generosidade e o amor ensinados por Jesus são o caminho que leva à plenitude da vida. A fé cristã convida a promover a paz e a justiça para todos".
O Papa ressalta em seu artigo que o nascimento de Jesus "marca o fim da antiga ordem". "Agora, há um novo rei, que não confia na força das armas, mas no poder do amor. Da manjedoura, Cristo nos chama a viver como cidadãos de seu reino celestial, um reino que todas as pessoas de boa vontade podem ajudar a construir aqui na terra", conclui Bento XVI.
Por CNBB

2 comentários:

  1. Curtam a banda Terceiro Anjo e compartilhem no facebook https://soundcloud.com/terceiro-anjo/sets/banda-terceiro-anjo

    ResponderExcluir
  2. Curtam a banda Terceiro Anjo e compartilhem no facebook https://soundcloud.com/terceiro-anjo/sets/banda-terceiro-anjo

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails