30 abril 2012

Peregrinação Nacional das Famílias reúne, em Aparecida, mais de 120 mil pessoas



O Santuário Nacional acolheu neste final de semana, 28 e 29 de abril, o 2º Simpósio Nacional das Famílias e a 4ª Peregrinação Nacional das Famílias.
Este ano, o Simpósio teve como tema "A Família: o trabalho e a festa", o mesmo do Encontro Mundial das Famílias, que será realizado em Milão, com a presença de Bento XVI, nos dias 30 de maio a 3 de junho.
A estimativa geral é que 1700 pessoas tenham participado do Simpósio e 120 mil pessoas da Peregrinação. Além disso, 13 bispos e 50 padres acompanharam de perto os dois eventos.
A programação da 4ª Peregrinação Nacional da Família contou com missas, orações e pregações dos bispos convidados. A missa das 10h do domingo foi presidida pelo bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e a Família da CNBB, dom João Carlos Petrini.
Em sua homilia, dom Petrini falou sobre os muitos caminhos que o mundo oferece às pessoas e que a verdadeira paz só se encontra no caminho de Jesus. "A melhor resposta dos dramas da vida não é fugir dos problemas, mas enfrentá-los com amor. O amor vence o ódio e o desespero", afirmou.
O presidente da Comissão Episcopal falou aos pais presentes sobre os programas de televisão banais, bares e alcoolismo que nada acrescentam na vida e na educação de seus filhos.
"Precisamos de pais e mães que se doem pelos seus filhos, pelas suas famílias. Seguir Jesus é aprender amar com fidelidade. Que possamos aprender com Maria a sermos fiéis aos nossos compromissos", afirmou.
"No Santuário Nacional de Aparecida, podemos admirar a sua beleza, suas orações, cantos e pinturas. Como disse o Beato João Paulo II, a nossa família também é um santuário e pode ser admirada por suas belezas", acrescentou dom Petrini.
Reforçando a reflexão sobre o tema do 2º Simpósio Nacional da Família ‘Família: Trabalho e Festa’, dom Petrini fez um convite aos casais para que possam viver de maneira equilibrada no trabalho, na família, nos momentos de convivência para que não falte tempo para a dedicação aos filhos.
Outro evento que aconteceu em Aparecida foi o 1º Encontro de Jovens Peregrinos, que, segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, padre Wladimir Porreca, foi um sucesso.
Fonte: CNBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails