25 julho 2010

Coral "Maria José Campos" de Jardim do Seridó se apresenta na Festa de Santana em Caicó


Na tarde deste sábado (24), o Coral "Maria José Campos" de Jardim do Seridó se dirigiu até a vizinha cidade de Caicó à convite da Diocese para participar da celebração da Santa Missa às 17:00 horas, e que faz parte da programação religiosa da grandiosa Festa de Santana. 

E como de costume, muitos ensaios aconteceram para chegarem afinados e fazerem uma bela apresentação, e tudo sob a coordenação da competente Maristela que com sua dedicação e empenho mostra que o Canto é parte necessária e integrante na liturgia. Na ocasião, dona Ieda Cunha fez os comentários iniciais da celebração e Ademilson Medeiros cantou o Salmo Responsorial 137 (138).

Saiba um pouco de como surgiu o Coro Cristão
Nasceu nas catacumbas de Roma sob o nome de "Cantochão" (cantus planus). Como sempre da necessidade de unir esforços, que os partidários da nova doutrina entoavam à divindade, pedindo auxílio para a sua causa, e coragem para a luta sem tréguas onde o ideal cristão haveria de vencer. Os primeiros cristãos não conheciam uma melodia capaz de expressar a pureza de seus sentimentos, nem tão pouco um som que se prestasse às suas preces. Em 54 d.C., o apóstolo Pedro chegou a Roma, trazendo do Extremo Oriente estranhas melodias de triste beleza e casto entusiasmo. Essas melodias estavam estritamente ligadas aos cânticos sagrados dos judeus e seu espírito penetrou de vez nas antigas melodias. Somente quando o Imperador Romano Constantino se converteu ao catolicismo, a música cristã conquistou sua liberdade.
Fonte: luteranos

Ver fotos abaixo:























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails