30 março 2012

APARECIDA-SP SERÁ SEDE DO VI ENCONTRO LATINO- AMERICANO DA FAMÍLIA VICENTINA



Entre os dias 17 e 22 de abril de 2012 em Aparecida – SP, acontecerá o VI Encontro Latino-Americano da Família Vicentina. O encontro vai acontecer no Centro Redentorista de Espiritualidade, à rua Pe. Claro Monteiro, 152 – Centro - Aparecida-SP.  O Presidente do CM (Conselho Metropolitano de João Pessoa, o jardinense Beethovem José de Medeiros, foi escolhido para representar a Região VI no Encontro Latino Americano da Família Vicentina. A Região VI  compreende os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Tema: “Centrados em Cristo, vivamos o Carisma”.

VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO:

17 de abril - Acolhida e Missa de abertura;
18 de abril – Realidade da América Latina – Cooperação em Luísa de Marillac, Rosalie Rendu e Frederico Ozanam;
19 de abril – A Cooperação em Vicente de Paulo; Palavra do Pe. Gregory Gay;
20 de abril – Mudança de Estruturas - Maria na Espiritualidade Vicentina;
21 de abril – Participação da Família Vicentina na Via-Sacra e FestVida;
22 de abril – Missa de encerramento junto com a Romaria da SSVP.

Programação Religiosa da Semana Santa em Jardim do Seridó


01/04 (Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor): Neste dia se faz a COLETA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE como gesto concreto da Campanha da Fraternidade.
06h30: Bênção dos ramos na Praça Dr. Paulo Gonçalves de Medeiros, seguida de procissão até a Matriz e Santa Missa.
19h00: Bênção e Missa dos ramos na Vila do Catururé e Celebração no Povoado Currais Novos.
03/04 (Terça-feira Santa):
19h00: Missa no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
04/04 (Quarta-feira Santa):
08h00: Missa no Abrigo Dispensário São Judas Tadeu.
19h00: Terço dos Homens na Igreja Matriz.
19h00: Via-Sacra no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
19h00: Via-Sacra luminosa pelas ruas do Bairro Bela Vista.
05/04 (Quinta-feira Santa / Início do tríduo pascal): Nesse dia, Jesus instituiu a Sagrada Eucaristia e o Sacerdócio da Nova Aliança.
08h00: Missa do crisma (santos óleos) na Catedral de Sant`Ana em Caicó.
17h00: Missa da Ceia do Senhor e lava-pés na Igreja Matriz.
19h00: Missa da Ceia do Senhor e lava-pés no Povoado Currais Novos.
Das 19h00 às 24h00: Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz pelas Pastorais.
06/04 (Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo): Nesse dia, a Igreja recomenda jejum e abstinência de carne. A coleta realizada na Celebração é destinada a ajudar a preservação de LUGARES SANTOS.
Das 07h00 às 15h00: Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz pelas Pastorais.
15h00: Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na Igreja Matriz, em seguida procissão com as imagens do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores até o Santuário, sermão da cruz e início do grande silêncio.
19h00: Via-Sacra na Vila do Catururé e no Povoado Currais Novos.
07/04 (Sábado Santo): A Igreja proclama solenemente a sua fé na ressurreição de Jesus e convida todos os fiéis a alegrarem-se pela vitória de Cristo, que é a nossa própria vitória.
22h00: Solene Vigília Pascal na Igreja Matriz.
08/04 (Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor)
09h00: Batizados na Igreja Matriz.
16h30: Missa da Ressurreição no Sítio Recanto e Celebração no Povoado Currais Novos.
19h00: Missa da Ressurreição na Igreja Matriz.
NOTAS
- A Secretaria Paroquial será fechada da quinta-feira, 05/04, ao sábado, 07/04, sendo reaberta somente na segunda-feira após a semana santa. Portanto, quem quiser colocar suas intenções para a missa do domingo de Páscoa, deve procurar a referida Secretaria Paroquial até a quarta-feira, dia 04 de abril;
- No sábado santo, os fiéis deverão trazer uma vela para a renovação das promessas batismais e, se desejarem, uma garrafa com água para a bênção da mesma.
HORÁRIOS DAS PASTORAIS PARA AS ADORAÇÕES AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
05/04 (Quinta-feira Santa):
19h00: Ministros da Eucaristia
20h00: Associação N. Sra. da Rosa Mística
21h00: Terço dos Homens
22h00: ECC
23h00: Grupo Jovem e crismandos
06/04 (Sexta-feira Santa):
07h00: Conselho, conferências vicentinas e famílias assistidas
08h00: Apostolado da Oração e Pia União de Santa Teresinha
09h00: Crianças da catequese da 1ª Eucaristia e da IAM
10h00: Pastoral do Dízimo
11h00: Movimento das Capelinhas e EVP
12h00: Setores Missionários
13h00: Adoração individual
14h00: Coroinhas
Padre Amaurilo José da Silva - Pároco

29 março 2012

O Papa fez uma "revolução" de esperança em Cuba, afirmam católicos na ilha



HAVANA, 29 Mar. 12 / 09:31 am (ACI/EWTN Noticias)
A homilia do Papa Bento XVI na Missa com a qual concluiu ontem sua visita pastoral a Cuba, gerou "uma revolução" de esperança entre os católicos, conforme afirmam alguns fiéis que participaram dela.
Na Missa celebrada na Praça da Revolução de Havana, o Pontífice propôs as chaves da verdade e da genuína liberdade, cuja fonte é Cristo, para obter as mudanças que Cuba e o mundo necessitam.
Ramon Tallaj, um latino que vive nos Estados Unidos e que participou da Eucaristia, disse à ACI Prensa que a mensagem do Papa "é clara, já que o Santo Padre veio a falar às pessoas sobre a esperança".
A fé é "o que importa", assegurou Ramon, e acrescentou que a visita de Bento XVI terá um efeito de longo alento para Cuba: "agora está confirmado. Esta verdadeiramente é a Praça da Revolução da esperança".
Para a dominicana Nadia Martínez de Pimentel, a Missa com o Papa foi "uma experiência maravilhosa" que tocou "os corações do povo de Cuba" onde a fé se vive frente aos numerosos desafios existentes. 
Diana uma mexicana de 20 anos de idade que chegou a Havana seguindo ao Papa que há poucos dias esteve em seu país, concretamente no estado de Guanajuato disse ao grupo ACI que "queria escutar sua mensagem de fé" já que é "surpreendente" ter a oportunidade de escutar "o representante de Deus na terra".
"Pude conhecer outro país através desta experiência e acredito que os eventos com o Papa farão que me aproxime de Cristo", concluiu a jovem.
Fonte: acidigital

Domingo de Ramos: dia da Coleta Nacional da Solidariedade


No próximo domingo, dia 1º de abril, dioceses, paróquias e comunidades de todo país celebrarão o Domingo de Ramos, dia em que os cristãos de todo o mundo fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. É nesta data que a Igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade.
Voltado para o apoio a projetos sociais, os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade. O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos será encaminhado à respectiva diocese.
Em 2012, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, a Campanha da Fraternidade (CF) reflete junto aos seus fiéis temas como a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o texto base da CF 2012, dados do IBGE mostram que enquanto os mais ricos usam a maior parte de seu orçamento com saúde no pagamento de planos privados, os mais pobres têm os remédios como item de maior consumo de seus gastos com saúde.
Por CNBB

28 março 2012

Mensagem para reflexão


AGRADEÇA AO SENHOR PELO DOM DE SUA VIDA
Agradeça ao Senhor pelo dom de sua vida! Deus sempre está ao nosso lado como um Pai amoroso. Por que nos inquietarmos? Por que perder a paz e o otimismo?
Deixemo-nos hoje penetrar por esta ordem que Jesus deu aos discípulos e a nós também:
”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tendes fé em mim também” (Jo 14,1).
Quando a fé ocupa toda a nossa vida: presente, passado e futuro, e nos entregamos radicalmente nas mãos de Deus Pai, tornamo-nos pessoas entusiasmadas e otimistas. Essa entrega nas mãos do Pai nos dá uma paz inabalável, mesmo em meio aos problemas. O belo de tudo é que, com isso, a nossa postura diante das dificuldades não é mais a mesma. Nós nos tornamos homens e mulheres de louvor, cheios de gratidão para com Deus por tudo o que temos vivido.
Iniciemos este dia agradecendo ao Senhor por termos acordado, pelo dom da vida, pelo repouso da noite e por toda a graça que o Senhor nos concede neste começo de dia. Tudo o que nos acontecer de bom ou de mau ao longo do dia, rezemos como Jó: ”Louvado seja Deus!
Jesus, eu confio em Vós!
Por Lizia Santiago – Comunidade Canção Nova

26 março 2012

Bento XVI em Cuba: “Peregrino da Caridade”



Após concluir a sua visita ao México, o papa Bento XVI prossegue esta que é a 23ª viagem apostólica internacional de seu pontificado. Nesta segunda-feira, 26/03, às 16h20 (horário de Brasília), o Santo Padre chegou a Santiago de Cuba, para a visita em que está sendo chamado de “Peregrino da Caridade”.
Logo mais, às 19h30 (horário de Brasília), o papa preside a eucaristia na praça Antonio Maceo, celebrando a solenidade da Anunciação do Senhor. Na manhã desta terça-feira, 27/03, o papa faz a sua peregrinação até à Basílica-Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira do país, cujo encontro da imagem celebra 400 anos.
O ponto alto da visita está marcado para quarta-feira, em Havana. Lá, na Praça da Revolução, Bento XVI celebrará a Santa Missa diante de cerca 700 mil pessoas. No mesmo dia, o papa retornará para o Vaticano.
Membros da Igreja local afirmaram ao Programa Brasileiro da Rádio Vaticano que, sem o apoio governamental, inclusive econômico, esta visita não teria sido possível. O governo cubano disponibiliza uma página, que transmite ao vivo as cerimônias da visita. Para acessá-la, clique aqui.
Por CNBB

25 março 2012

VISITA DO PAPA BENTO XVI AO MÉXICO


Bento XVI no México: "Venho como peregrino da fé, da esperança e da caridade"

Papa Bento XVI já se encontra em território mexicano. Ele chegou ontem, 23, por volta das 16:30h da tarde, hora local, 19:30h de Brasília, depois de quase 14 horas de viagem. O Pontífice foi recebido no Aeroporto Internacional de Guanajuato, pelo presidente da República, Felipe Calderón, e autoridades locais. Após a cerimônia de boas-vindas o Santo Padre seguiu diretamente para o Colégio Santíssima Virgem de Miraflores, onde se hospedará. A programação oficial teve início neste sábado, 24.

Nas suas primeiras palavras em território mexicano, Bento XVI falou da sua alegria em se encontrar ali, “dando graças a Deus que me permitiu realizar o desejo, presente há muito tempo no meu coração, de poder confirmar na fé o Povo de Deus desta grande nação, na sua própria terra”, destacou o papa. “É notória a veneração do povo mexicano pelo Sucessor de Pedro, que, por sua vez, sempre o tem muito presente na sua oração”, continuou Bento XVI.
“Apraz-me dizê-lo neste lugar, considerado o centro geográfico do território nacional; aqui desejou vir o meu venerado predecessor, o beato João Paulo II, já na sua primeira viagem. Não podendo fazê-lo, deixou então uma mensagem de encorajamento e bênção, quando sobrevoava o seu espaço aéreo”, ressaltou o papa.
Bento XVI depois de saudar as autoridades locais civis e eclesiais afirmou que com esta breve visita, desejava cumprimentar todos os mexicanos e abraçar as nações e povos latino-americanos, ali representados por tantos bispos.
O Santo Padre lembrou ainda que a maioria dos povos latino-americanos comemoraram o bicentenário da sua independência, ou estão para o fazer nestes anos e recordou a Santa Missa celebrada na Basílica de São Pedro, em Roma, na solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe.
“Venho como peregrino da fé, da esperança e da caridade, disse o Papa. Desejo confirmar e consolidar na fé todos os crentes em Cristo e encorajá-los a revitalizá-la através da escuta da Palavra de Deus, dos sacramentos e da coerência de vida”, disse o Papa, acrescentando: “Deste modo poderão, como missionários no meio dos seus irmãos, partilhar a fé com os outros e ser fermento na sociedade, contribuindo para uma convivência respeitadora e pacífica, assente na incomparável dignidade de toda a pessoa humana, criada por Deus, e que nenhum poder tem o direito de esquecer ou desprezar. Tal dignidade manifesta-se de forma eminente no direito fundamental à liberdade religiosa, quando vista no seu genuíno significado e na sua plena integridade.
“Este país e o Continente inteiro são chamados a viver a esperança em Deus como uma convicção profunda, transformando-a numa atitude do coração e num compromisso concreto de caminhar juntos para um mundo melhor”.
O Pontífice destacou em seguida que junto com a fé e a esperança, o crente em Cristo e a Igreja no seu conjunto vivem e praticam a caridade como elemento essencial da sua missão.
O Papa concluiu afirmando que sabia que se encontrava num país que se orgulha da sua hospitalidade e deseja que ninguém se sinta estranho na sua terra. “Sei disso; mas, aquilo que já sabia, agora vejo-o e sinto-o no mais íntimo do coração. Espero com toda a minha alma que o sintam também tantos mexicanos que vivem fora da sua pátria nativa, mas que nunca a esquecem e desejam vê-la crescer na concórdia e num verdadeiro desenvolvimento integral. Muito obrigado”.

Fonte: CNBB

Santo do Dia: Dia da Anunciação do Senhor


Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço. 
Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."
Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).
Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.
Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:
"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".
Fonte: canção nova

22 março 2012

Mensagem para reflexão


Coisas que a vida ensina depois dos 40
Olá meus amigos!
Há coisas na vida em que nós só aprendemos com o passar do tempo, quando amadurecemos e passamos a olhar diferente...
Reflitam!!
Amor não se implora, não se pede não se espera...
Amor se vive ou não.
Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para
mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto com a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.
Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que
abrem portas para uma vida melhor
O amor... Ah, o amor...
O amor quebra barreiras, une facções,
destrói preconceitos,
cura doenças...
Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado.
E vive a vida mais alegremente...

Artur da Távola
Queridos Amigos!!
O que permanece são as lembranças de suas ações, boas ou ruins... Aproveite a vida, aprenda com o tempo, permita-se mudar quando necessário, sempre para melhor! E lembre-se exercite o amor pelo próximo sempre!
Um forte abraço!!
Fonte: velho sábio

O que prova o poder intercessor de Maria?

Não são raras as manifestações da devoção a Nossa Senhora. No Brasil e em todo o mundo, fiéis recorrem a Santa Mãe de Deus, em especial quando precisam alcançar alguma graça, pedindo sua intercessão junto a Cristo. Essa intercessão da Virgem Maria será tema do VI Congresso Mariológico, que começa nesta sexta-feira, 23, em Aparecida (SP).
Mas até que ponto vai a intercessão de Maria? O diretor da Academia Marial, padre Antônio Clayton Sant’Anna, explicou que Jesus é o único mediador e Nossa Senhora exerce um papel maternal subordinado. 
“Ela não é a intercessora essencial, ela o é enquanto essa figura, esse papel. Essa função de Nossa Senhora, na obra de Cristo, foi conhecida e, aos poucos, sendo adotada, assimilada, compreendida pelas comunidades cristãs do início da Igreja. Ela [Maria] não tem poder nenhum por si mesma, ela tem poder subordinado conforme a missão que Deus lhe pediu e ela se dispôs a aceitar”, explicou. 
Padre Antônio ressaltou, no entanto, que a figura de Nossa Senhora é inseparável da redenção de Jesus.  “Esses fundamentos teológicos e pastorais da intercessão de Nossa Senhora estão presentes no Evangelho, portanto, têm uma fonte bíblica, eles estão presentes também na tradição”.
O sacerdote destacou que existe um grupo interessado no diálogo ecumênico e, com isso, a Santíssima Virgem está sendo mais reconhecida. De acordo com ele, Maria, além de ser honrada  como a Mãe do Filho de Deus,  também é modelo de discípula e de mulher de fé. “O que foi Abraão para o povo eleito, Maria o é para o novo povo, para a Igreja”, exemplificou.
A intercessão de Maria, de fato, existe?
Quando indagado sobre as provas que ratificam o poder intercessor de Nossa Senhora junto a Jesus Cristo, O diretor da Academia Marial enfatizou que não existem provas concretas, mas sim fontes elucidativas e interpretações.
“Não existe prova por ‘A+B’. A intercessão de Maria não é um dogma, como a presença de Cristo na Eucaristia, ela não precisou ser definida como dogma, ela entrou na vivência da fé cristã". Na crença católica, o sacerdote citou quatro aspectos que provam essa intercessão. São eles:
- Passagem bíblica que retrata o episódio das Bodas de Caná (cf. Jo 2, 1-11). “Para nossa interpretação, é uma prova. Maria intercedeu a Jesus e Ele adiantou a sua hora. Então, por que isso está lá no Evangelho?”, disse o padre.
- Ave Maria. “O anjo que diz ‘Ave Maria’ (cf. Lc 1, 28), extasiado com a graça de Nossa Senhora. Para nós é uma prova”, comentou.
- A narrativa da encarnação (cf. Lc 1, 26-38). 
- A passagem bíblica que retrata Nossa Senhora junto à cruz. "'Mulher, eis aí teu filho. Filho, eis aí Tua mãe'. Ele a levou para casa (cf. Jo 19, 26-27). Essa é uma prova escriturística para nós no pensamento católico, cristão, do papel de Maria", destacou o sacerdote. 
Importância do congresso
Diante da crença católica na intercessão de Maria desde os primórdios da Igreja, padre Antônio acredita que o congresso vá ajudar as pessoas a refletirem sobre como e até que ponto esse poder intercessor existe no projeto de Deus. “É necessário cultivar a mariologia, o estudo de Maria, para descobrirmos cada vez mais sobre ela”, frisou. 
O diretor da Academia Marial também comentou que, quanto mais se aprofundou na Igreja o pensamento a respeito da redenção de Jesus, tanto mais, ao mesmo tempo, se aprofundou a questão mariana, o papel da Santíssima Virgem Maria junto a esse pensamento e vice-versa. 
"Há um teólogo que afirma: 'Não é Maria que explica o mistério de Cristo, é Cristo que explica o mistério de Maria'. Então essas reflexões são para nós não provas propriamente ditas, mas fontes elucidativas disso que nós queremos quando dizemos 'rogai por nós, Santa Mãe de Deus'", finalizou. 
Por Jéssica Marçal da Redação
Fonte: canção nova

21 março 2012

Terço dos Homens de Jardim do Seridó celebra seu 2º Aniversário




Nesta quarta-feira, 21 de março de 2012 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Terço dos Homens de Jardim do Seridó comemorou seu 2º Aniversário com muita fé. O Terço dos Homens fez aniversário no dia 19 de março, dia de São José, e como já é de costume rezar nas quartas-feiras, aproveitou-se o momento para celebrar o aniversário com os homens e toda a família reunida e a igreja lotada de fiéis aos pés da Mãe Santíssima louvando e agradecendo pelas bênçãos recebidas.
O Terço dos Homens foi formado pela primeira vez por apenas 17 membros, com o incentivo do pároco, Pe. Amaurilo José da Silva, e com o apoio do grupo da cidade de Cruzeta, o terço hoje é frequentado semanalmente por mais de cem participantes, o que enche de alegria toda comunidade católica. 
Logos após o terço, todos os participantes, familiares e demais convidados foram recepcionados no Esplanada Clube onde aconteceu a comemoração com música ao vivo e a participação do amigo e irmão Adaildo Santos (www.adaildosantos.com), lançando seu mais novo CD e cantando belas canções em louvor a Nossa Senhora.
Colocaremos as fotos em breve.

19 março 2012

“Gigante”: apresentado na Itália o primeiro filme em 3D sobre o Beato João Paulo II


No dia 14 de março, o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, apresentou o primeiro filme 3D sobre o Beato Papa João Paulo II, baseada na cerimônia de beatificação celebrada no dia 1 de maio de 2011.
O filme foi dirigido por Italo Moscati, tem uma duração de 22 minutos e foi desenvolvido pela RAI em colaboração com o Centro Televisivo do Vaticano (CTV).
A apresentação teve lugar na sede de Rádio Televisão Italiana (RAI). Durante o evento, conforme informou a Rádio Vaticano, o Padre Lombardi assinalou que o objetivo do CTV "não é apenas o de estar presentes para a comunicação religiosa e vaticana na fronteira das tecnologias mais avançadas, mas também o de refletir e experimentar que estas tecnologias –como o 3D-, permitem expressar-se, comunicar-se e combinar-se com a mensagem que queremos dar".
Por sua parte, o diretor Moscati, explicou que precisou inovar de maneira especial para o filme uma nova forma de fazer 3D, "tive que procurar a dimensão espiritual e religiosa do Papa através da evocação de sua vida".
"Gigante" irá ao ar na televisão italiana na noite do 1 de abril, com o objetivo de coincidir com o sétimo aniversário da morte do Beato João Paulo, no dia 2 de abril.
Fonte: acidigital

Santo do Dia: São José


Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.
Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.
Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”. 
No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.
"Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa" (Mt 1,24).
O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria. 
Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós. 
Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.
São José, rogai por nós!
Fonte: canção nova

18 março 2012

Formação: O grave dano de uma péssima lei


AS FAMÍLIAS ESTÃO AMEAÇADAS
As leis devem apoiar e privilegiar a virtude e o bem. É claro que para se chegar a esse fim são necessários o sacrifício, a renúncia ao mal e a força de vontade moral. No entanto, o mundo de hoje quer “soluções fáceis e rápidas para problemas difíceis”, como dizia Paulo VI. Não quer mais saber de sacrifício nem de virtude; elimina a moral com a “ditadura do relativismo” (como ensina Bento XVI), a qual justifica qualquer comportamento, seja bom ou mau; ou seja, elimina a moral, os bons costumes, aquilo que o Catecismo da Igreja Católica ensina em sua terceira parte, o “lex vivendi”.
Sabemos que não há solução fácil e rápida para problemas difíceis; nenhum médico vai receitar apenas algumas aspirinas a quem tem um grave câncer. Não, a pessoa terá talvez que ser operada, fazer sessões de radioterapia e quimioterapia. Da mesma forma, nas doenças da sociedade também não adianta dar “aspirinas” para curar o doente; é preciso mais. Uma dessas leis negativas e perniciosas foi a Emenda Constitucional 66, publicada em julho de 2010, que extinguiu os prazos necessários para a realização do divórcio. Antes, era necessário estar separado judicialmente há um ano ou separado, de fato, por dois anos para o casal poder se divorciar”, afirma em nota a assessoria de imprensa do órgão.

15 março 2012

Mensagem para reflexão



AS ESTAÇÕES 
Um homem tinha quatro filhos. Ele queria que seus filhos aprendessem a não julgar as coisas de modo apressado, por isso, ele mandou cada um viajar para observar uma pereira que estava plantada em um distante local.
O primeiro filho foi lá no Inverno, o segundo na Primavera, o terceiro no Verão e o quarto e mais jovem, no Outono.
Quando todos eles retornaram, ele os reuniu e pediu que cada um descrevesse o que tinham visto.
O primeiro filho disse que a árvore era feia, torta e retorcida.
O segundo filho disse que ela era recoberta de botões verdes e cheia de promessas.
O terceiro filho discordou. Disse que ela estava coberta de flores, que tinham um cheiro tão doce e eram tão bonitas, que ele arriscaria dizer que eram a coisa mais graciosa que ele tinha visto.
O último filho discordou de todos eles; ele disse que a árvore estava carregada e arqueada, cheia de frutas, vida e promessas…
O homem, então, explicou a seus filhos que todos eles estavam certos, porque eles haviam visto apenas uma estação da vida da árvore…
Ele falou que não se pode julgar uma árvore, ou uma pessoa, por apenas uma estação, e que a essência de quem eles são e o prazer, a alegria e o amor que vêm daquela vida, podem apenas ser medidos ao final, quando todas as estações estiverem completas.
Se você desistir quando for Inverno, você perderá a promessa da Primavera, a beleza do Verão, a expectativa do Outono.
Não permita que a dor de uma estação destrua a alegria de todas as outras. Não julgue a vida apenas por uma estação difícil.
(autor desconhecido)

13 março 2012

Encontro Mundial em Milão terá Feira dedicada à família



Será aberta em Milão a Feira internacional da Família, primeira experiência italiana de feira totalmente dedicada às famílias, e que visa divulgar as boas práticas e experiências positivas dos órgãos (públicos e privados) e das associações que trabalham em favor da mesma. A Feira se realizará no pavilhão “Milão Congressos”, de 29 de maio a 2 de junho. A entrada será gratuita.
Organizada pela Fundação Milão Famílias 2012, o evento faz parte do 7º Encontro Mundial das Famílias, que atrairá para Milão centenas de milhares de pessoas e terminará com a presença do papa Bento XVI. A manifestação será uma ocasião de troca de experiências e divulgação para associações, fundações do mundo eclesial e civil, órgãos e instituições que poderão contar com um público estimado em 50 mil visitantes.
“Apresentar experiências concretas, onde as famílias são protagonistas, é importante porque a experiência concreta faz ver a beleza de algumas iniciativas e estimula a criar algo semelhante”, afirmou o presidente do Pontifício Conselho para a Família, cardeal Ennio Antonelli, que junto com a Fundação Milão Famílias 2012 organiza o 7º Encontro Mundial.
Por CNBB

Missa recorda os 20 anos da morte de Irmã Dulce


Fiéis e admiradores da vida e da obra da Bem-aventurada Dulce dos Pobres participaram de uma Missa, nesta terça-feira, 13, em memória dos 20 anos do falecimento de Irmã Dulce. A cerimônia, marcada para as 9h, foi presidida pelo arcebispo emérito e cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, no Santuário da freira baiana, em Salvador (BA).
Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, o Anjo Bom do Brasil, faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, situado no bairro de Roma. O interesse pela vida religiosa começou a se manifestar já no início da adolescência, quando aos 13 anos de idade já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. 
Em 1933, a jovem ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão (Sergipe). No mesmo ano recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.
Irmã Dulce morreu em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos.
A religiosa, beatificada em maio de 2011 e atualmente em processo de Canonização, fundou em 1959 as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A instituição abriga hoje o maior complexo de atendimento 100% gratuito em saúde do país, com mais de 5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano. 
A entidade é formada por 17 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, dedicando-se ainda à Pesquisa Científica, Ensino Médico e preservação e difusão da história de sua fundadora.
Da redação, com Site Oficial da OSID
Fonte: canção nova

12 março 2012

AINDA É TEMPO DE VOLTAR PARA O TEU DEUS



Quando estamos precisando conversar com Deus, Ele já está ouvindo o nosso coração porque nos conhece e nos ama como Pai e criador. Ele não nos abandona quando nossas forças nos abandonam e Seu amor é o melhor abrigo para os corações arrependidos. Nem sempre somos capazes de perceber Sua presença em nossa vida, mas Ele está lá, Fiel, cuidando de tudo por nós. O amor de Deus nos cativa, nos molda, nos purifica,  é infinito...Deus é o nosso maior tesouro porque Seu amor nos liberta para a vida eterna. Deixar tudo por esse amor é encontrar o TUDO que deixamos pelo pecado.
Deus. Há tanta gente sem Ele porque não abre o coração para sentir a paz interior, vencer o mal e perdoar o que há de ser perdoado. Aceitar que Deus nos dá tudo e não pede nada em troca, é uma das várias provas de amor que a gente fica pedindo o tempo todo enquanto reclamamos da vida.
Esses dias estava assistindo televisão, porém, não gostei de nada que tava passando. Coloquei na TV Canção Nova como segunda opção  e tive uma surpresa com Deus. Estava passando uma palestra  com o Pe. José Augusto e ele falava que Deus é tão louco de amor por nós que já nos deu tudo, até o sangue de Cristo que foi derramado na Cruz por nós. Podemos até querer dar a nossa vida para Deus, mas  foi Ele quem nos deu a vida.Tudo isso para  não nos perder para o inimigo. Quando nosso Senhor Jesus ressuscitou e Ascendeu aos Céus Ele deixou na Terra o Santo Espírito para não nos sentirmos sozinhos, outra prova de amor.Então ele me chocou com a única coisa que poderíamos dar para Deus: NOSSOS PECADOS.
Na hora pensei: “Mas para que Deus vai querer os meus pecados?”.O padre me respondeu (pela televisão) que Deus quer da minha vida uma eterna  Ação de Graças por todos os benefícios que Ele já realizou (e ainda realizará) em mim. Juro que fiquei pasma.
Aquilo não saiu da minha cabeça. Fiquei pensando nisso a semana toda.”Deus quer que eu  entregue os meus pecados, as minhas ofensas, o que mais tenho de ruim à Ele. Ele é louco mesmo.”(risos).Tudo isso por amor, amor por mim que não sou nada Diante Dele. Um amor que não tem palavras que possa descrevê-LO, um amor que só sabe quem sente, um amor que preenche nosso ser de uma forma que não é humano,um amor que é capaz de tudo por nós, um amor que é único, um amor que só sabe amar. E Ele continua manifestando esse amor todos os dias na minha vida. Mesmo nos dias ruins, Ele está lá, me apoiando, do meu lado sendo Fiel a mim, sem eu saber.Tenho certeza que posso entregar meus pecados à Ele porque com Ele não temo nada. E Deus quer participar da minha vida.
Viver para Deus, por Deus e com Deus é o desafio e a recompensa de viver o EJC  todos os dias. Fazer da Vontade Dele a minha como um fogo abrazador que queima o meu coração e me faz seguir em frente quando sei que não sou capaz, que já não posso. Quando caio em  pecado, Deus diz:”Não tenhas medo, pois Eu estou aqui. É O teu  Senhor quem diz, quero guiar os passsos teus. Vem, entrega-te então, farei morada em teu coração. E quando anoitecer, cansado eu te encontrar. No  silêncio teu, Eu irei te consolar, nos braços Meus, descansarás,  forças te darei. Forças Te darei”.
Busque Deus no silêncio do seu coração e não desista de encontrá-LO.
“Deus  Imenso que por amor se deixa alcançar.”  
POR MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
Jovem do EJC da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Jardim do Seridó/RN

11 março 2012

Bento XVI exorta a defender o matrimônio e recuperar o apreço pela castidade


O Papa Bento XVI alentou a defender matrimônio e a família na sociedade atual, e exortou também a recuperar o apreço pela virtude da castidade no marco da perspectiva cristã da sexualidade, em seu discurso a um grupo de bispos dos Estados Unidos.
Em suas palavras aos prelados das regiões VII-IX da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, o Santo Padre advertiu que nestes dias "é cada vez mais evidente que o desprezo pela indissolubilidade da aliança matrimonial, e o rechaço generalizado de uma ética sexual responsável e madura baseada na prática da castidade, deram lugar a graves problemas sociais que conduzem a um imenso custo humano e econômico".
Depois de assegurar que "poderosas correntes políticas e culturais procuram modificar a definição legal do matrimônio", o Papa assinalou que "os conscienciosos esforços da Igreja para resistir esta pressão requerem uma defesa raciocinada do matrimônio como instituição natural, que consiste na comunhão específica de pessoas, essencialmente enraizada na complementaridade dos sexos e orientada à procriação".
"As diferenças sexuais não podem ser descartadas como irrelevantes para a definição do matrimônio. A defesa da instituição do matrimônio como uma realidade social , em última instância, uma questão de justiça, já que implica proteger o bem de toda a comunidade humana e os direitos dos pais e das crianças por igual", afirmou.

10 março 2012

FORMAÇÃO: O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO E PASSOS PARA OS QUE O QUEREM DE VERDADE

Por Pe. Rômulo Azevedo da Silva
As palavras testemunho, serviço e casais têm um forte sentido e um profundo histórico na nossa Igreja e, especialmente, em toda a caminhada cristã. Em um mundo onde muitas pessoas não acreditam mais no verdadeiro amor e em tudo que dele deve brotar, como afeto, fidelidade, união, nós, discípulos de Jesus de Nazaré, devemos estar prontos para carregar nossa bandeira de anúncio, levantar nossas vozes de quem acredita ainda em um sonho que começou há mais de 2000 anos quando os discípulos do Mestre de Nazaré deram continuidade à sua missão. Este sonho e esta caminhada chegou até nós e também nos chamou, nos encantou. A vida e a esperança que o Senhor suscitou em todos e continua suscitando hoje nós chamamos de Igreja, ainda mais, somos esta Igreja.
Para nós, Católicos, Apostólicos, Romanos, o sentido do Sacramento do Matrimônio é o amor ágape, a caridade, a doação. Se todos os Sacramentos são lugares de encontro com o Cristo Vivo, se são sinais sensíveis e eficazes que além de nos mostrar onde Jesus está, também nos alimentam dele, cada casal tem e é um tesouro que só com  a nossa capacidade intelectual jamais iremos entender por completo. Contudo este tesouro também se torna missão, pois ninguém que ama consegue não ter uma atitude de comunicador do amor que experimenta dentro de si.

09 março 2012

Mensagem para Reflexão


O BOM USO DA IMAGINAÇÃO
Olá meus amigos!!
Em meio às dificuldades a imaginação pode lhe ajuda a achar muitas oportunidades... Feliz de quem sabe usá-las adequadamente...
Reflitam!!
Um cachorrinho, perdido na selva, vê um tigre correndo em sua direção.
Pensa rápido, vê uns ossos no chão e se põe a mordê-los. 
Então, quando o tigre está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz: 
- Ah, que delícia este tigre que acabo de comer! 
O tigre pára bruscamente e sai apavorado correndo do cachorrinho, e no caminho vai pensando:
"Que cachorro bravo!
Por pouco não come a mim também!"
Um macaco, que havia visto a cena, sai correndo atrás do tigre e conta como ele havia sido enganado. 
O tigre, furioso, diz:
- Este Cachorro Vai me pagar!
O cachorrinho vê que o tigre vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas.
"Ah, macaco traidor!
O que faço agora?", pensou o cachorrinho.
Em vez de sair correndo, ele ficou de costas, como se não estivesse vendo nada. Quando o tigre está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz:
- Macaco preguiçoso! Faz meia hora que eu o mandei me trazer um outro tigre e ele ainda não voltou! 
"EM MOMENTOS DE CRISE, SÓ A IMAGINAÇÃO É MAIS IMPORTANTE QUE O CONHECIMENTO." 
Albert Einstein
Queridos Amigos!!
"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro." (Albert Einstein)
Um forte abraço!!
Fonte: www.velhosabio.com.br

08 março 2012

Formação: Os conflitos e discussões conjugais


A DISPOSIÇÃO PARA A RETOMADA DO DIÁLOGO PODE EVITAR FUTURAS DESAVENÇAS
Os conflitos e as discussões em nossos relacionamentos são inevitáveis. Para confirmar esta verdade não se necessita ser nenhum “expert” no assunto. Já presenciamos esses momentos até entre pessoas que vivem uma relação de forte romantismo. Entretanto, a maneira como lidamos com essas situações é que poderá sinalizar as conseqüências e o futuro das passageiras desavenças dentro da vida conjugal.
Ninguém – tomado pelo calor de uma situação estressante – poderia no auge de uma discussão externar ao cônjuge palavras de estímulo, como por exemplo: “Você é uma pessoa com grandes qualidades, inteligente, sagaz, intrépida...” Pelo contrário, mesmo que a pessoa tenha todas essas qualidades, essas virtudes seriam afogadas no mar de palavras pejorativas em tais momentos.
Se não estivermos atentos, esses momentos conflituosos poderão se tornar um verdadeiro campeonato para ver quem consegue ser mais hostil àquele com quem se relaciona. Muitas vezes, tais discussões têm início com uma conversa aparentemente sem relevância, contudo, dentro do casamento, não é raro saber que muitas dessas controvérsias resultaram em atitudes abusivas em que a agressão física foi aplicada na tentativa de se estabelecer a razão.

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO


Hoje, quinta-feira, como de costume tem Adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário do Sagrado Coração de Jesus às 19:00 horas. Convidamos você e sua família a vivenciar este momento de fé e adoração a um Deus que nos ama.
A adoração será conduzida pelos os casais do ECC – Encontro de Casais com Cristo, jovens do EJC – Encontro de Jovens com Cristo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó, jovens do grupo de jovens Cristiforme e de jovens do EJC da Paróquia de São José da vizinha cidade de Carnaúba dos Dantas.
“A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como Criador e o Salvador, o Senhor e o Dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso.”
“Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele prestarás culto” (Lc4,8), diz Jesus, citando o Deuteronômio (6,13).”

05 março 2012

Mensagem para reflexão


Felizes os que se deixam transformar!
“O justo tem nos lábios o que é sábio, sua língua tem palavras de justiça; traz a aliança de seu Deus no coração, e seus passos não vacilam no caminho” (Sl 36).
Hoje é dia de suplicarmos ao Senhor que nos dê um coração novo e uma profunda conversão do coração; pois é Jesus mesmo que nos dá a conhecer em que precisamos de mudança: ”É de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassinatos, adultérios, ambições, desmedidas, maldades, fraldes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas essas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem” (Mc 7, 21-23).
À medida que buscamos um coração semelhante ao de Jesus, vamos nos afastando do mal, porque o Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza. E vai formando em nós uma nova consciência do mundo e das coisas, baseada nas virtudes da fé, esperança e caridade.
Rezemos: Envia, Senhor, o Teu Santo Espírito e renova a face da terra. Renova o nosso viver: o nosso pensar, o nosso falar, o nosso agir… Tua Palavra é a verdade, santifica-nos na verdade. Dá-nos um coração novo, capaz de sofrer sem nunca deixar de amar.
Jesus, eu confio em Vós!
Por Luzia Santiago - Comunidade Canção Nova

Campanha “Faça milhões de amigos” cadastra famílias para acolhida na JMJ Rio 2013



A Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou no último domingo, 04/03, a campanha de hospedagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013. Com o lema “Faça milhões de amigos” a ação é decisiva para a acolhida dos jovens que virão, de diferentes partes do mundo, participar do encontro com o papa Bento XVI na capital carioca.
Em entrevista ao site oficial da JMJ Rio 2013, a responsável pelo setor de hospedagem do evento, Irmã Graça Maria, afirmoun que o foco prioritário são as famílias da região central do Rio e da cidade de Niterói. As hospedagens serão em casas de família e outros espaços públicos disponíveis, como escolas públicas e particulares, ginásios de esportes e centros comunitários. “Locais que sejam seguros e cobertos para que o peregrino possa ser alojado para pernoite”, afirmou a religiosa.
A campanha de hospedagem pretende chamar a atenção das famílias sobre a importância do acolhimento. “Ao exercitar uma das obras de misericórdia: ‘dar pousada ao peregrino’, a família sentirá a alegria e a oportunidade de dar testemunho e vivenciar sua fé e o dinamismo dos jovens de outras cidades, países e até mesmo continentes”, explica Irmã Graça. A meta é conseguir 500 mil hospedagens até julho deste ano, e 2 milhões até março de 2013.
O cadastro para as famílias que desejarem hospedar os peregrinos da JMJ pode ser feito via internet, ou mesmo nas paróquias da cidade. A distribuição dos peregrinos deverá considerar a facilidade com o idioma. Sempre haverá um voluntário que fale o idioma do grupo em cada local. “O peregrino utilizará o alojamento e casas apenas para o pernoite e higiene pessoal, ficando o mesmo, durante todo o dia, em função das programações da Jornada”, esclareceu a religiosa.
Mais informações estão disponíveis no site da JMJ: www.rio2013.com
Fonte: CNBB 

03 março 2012

IAM - Infância e Adolescência Missionária da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição inicia seus trabalhos para o ano de 2012



Neste sábado, 03 de março de 2012, teve início em Jardim do Seridó os trabalhos da IAM - Infância e Adolescência Missionária da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. As crianças foram recepcionadas no Centro Pastoral, pelos jovens coordenadores e levados até o plenário, onde tiveram um momento de apresentações, brincadeiras e espiritualidade.
Na ocasião, em conversa com Irmã Rosemary (Coordenadora Paroquial) ela ressaltou a importância da Infância Missionária para a criança, pois é criança evangelizando criança, ensinando os passos de Jesus. Ela também lembrou que este ano é um ano muito significativo, pois estamos comemorando 15 anos da Infância e Adolescência Missionário em nossa paróquia.
Lembramos que a Infância e Adolescência Missionária acontece aos sábados a partir das 10:00 horas da manhã do Centro Pastoral. Quem quiser colocar seu filho poderá fazer a inscrição no mesmo local a partir das 09:00 horas.























Related Posts with Thumbnails