25 outubro 2012

Brasil celebra memória litúrgica de Frei Galvão, patrono da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013



REDAÇÃO CENTRAL, 25 Out. 12 / 11:27 am (ACI).- O Brasil está em festa neste 25 de outubro celebrando o dia do primeiro brasileiro de nascimento a ser elevado aos altares: Santo Antônio de Santana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão, um dos patronos da JMJ Rio2013.
Canonizado em maio de 2007, durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, Frei Galvão é conhecido por suas pílulas milagrosas, indicadas para quem tem problemas de saúde ou na gravidez, para ajudar durante o parto, distribuídas pelas religiosas do mosteiro da Luz, em São Paulo, onde viveu o religioso.
Conforme recorda a nota de hoje do site oficial da JMJ Rio 2013, considerado o “arauto da paz e da caridade”, o santo nasceu em 1739, em Guaratinguetá (SP), apesar ser de uma família com muitas posses, ele renunciou a tudo para entrar, aos 16 anos, no Convento de São Boaventura de Macacu, no Rio de Janeiro. Em 1761, fez seus votos e foi mandado para o Convento de São Francisco, em São Paulo.
Depois de uma vida dedicada a Cristo e às obras de caridade, Frei Galvão faleceu em 23 de dezembro de 1822 e foi sepultado na Igreja do Recolhimento, construção que ajudou a criar, conhecida hoje como Mosteiro da Luz.
A origem das pílulas remete-se a ocasiões em que o frei ajudou pessoas com problemas de saúde. Em um certo dia, ele foi procurado por um senhor muito aflito, porque sua mulher estava em um difícil trabalho de parto. 
Milagre da Canonização
Segundo a página www.saofreigalvao.com, o milagre que permitiu a canonização do brasileiro foi uma graça concedida à paulistana Sandra Grossi de Almeida. Após três abortos espontâneos no passado devido a um problema de má formação do útero, em 1999 Sandra ficou grávida. Os médicos não acreditavam que a gestação pudesse chegar ao fim.

Seu útero era bicorne, com duas cavidades muito pequenas e assimétricas, como se fosse uma parede. Tal formação não pode ser corrigida por cirurgia, tornando impossível levar qualquer gestação até o fim.
As previsões de complicação do parto eram péssimas, mas mesmo assim, contrariando o prognóstico médico de que a gestação não chegaria ao 5º mês, Sandra rezava e tomava as pílulas de Frei Galvão durante toda a gestação. Na 32º semana, em 11 de dezembro, o parto cesariano foi realizado após a ruptura da bolsa, sem complicações. 
Nasceu Enzo de Almeida Galafassi, com problemas respiratórios de risco. Entretanto, no dia 12 de dezembro, a criança não apresentava qualquer sinal de doença e foi liberada do hospital no dia 19 do mesmo mês.
Oração da novena a São Frei Galvão 
Oração à Santíssima Trindade 
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizestes. Peço-Vos, por tudo que fez e sofreu o Vosso servo Frei Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e Vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo. Amém. 
Oração para todos os dias da novena de Frei Galvão 
A novena inicia-se sempre com o sinal da cruz e logo em seguida faz-se a intenção,o pedido ou o agradecimento. Faz-se depois a invocação: São Frei Galvão, rogai por nós! 
No final de cada dia da novena, faz-se a oração a Frei Galvão, como segue: 
São Frei Galvão, Deus fez em ti maravilhas e através de ti anunciou o Evangelho do amor, do acolhimento e da misericórdia para com os mais fracos e sofredores. Com o coração agradecido por tão grande Dom à nação brasileira, nós te pedimos: intercede por nós junto a Deus para que possamos vivenciar na comunidade eclesial, os valores evangélicos que de modo tão heróico viveste.Dá-nos a coragem e perseverança na fé e abertura ao Espírito Santo Deus, para que possamos ser sal da terra e luz do mundo. Amém. 
(Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai) 
Por ACIDIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails