31 agosto 2011

Mensagem para reflexão


Recomeçar é a palavra de ordem para hoje
Graças a Deus, sempre temos a oportunidade de recomeçar; por isso não podemos desistir jamais. Ao acordarmos de manhã significa que estamos vivos e que é um novo dia que Deus nos deu de presente.
“Animados pela esperança na posse do céu” (Cl 1,5a). Não desperdicemos nenhuma chance hoje de fazer o bem em todas as suas faces: escutar mais o outro, perdoar aos inimigos, ser instrumento de reconciliação, olhar o outro com misericórdia, e tantas outras situações que surgirão para as quais precisaremos dar uma resposta em que o bem tenha sempre a última palavra e o amor vença.
Senhor, ajuda-nos neste dia a vivermos intensamente a verdadeira caridade.
Jesus, eu confio em Vós!
Obrigado, Jesus!
Fonte: Luzia Santiago - Comunidade Canção Nova

30 agosto 2011

Formação: Você cuida bem da nossa casa?


QUANTAS COISAS PODEMOS FAZER E NÃO A FAZEMOS!
A pergunta apresentada é facilmente respondida se tivermos por referência nossos lares, pois é evidente que cercamos com o maior cuidado possível nossas moradias, que nos abrigam, protegem e nos dão descanso. No entanto, indago sobre o nosso zelo pelo meio ambiente, pelo planeta em que vivemos. Nesse campo a resposta parece mais complicada.

Talvez como mais uma expressão do egoísmo que vige em nossa sociedade, temos nos preocupado apenas com as casas em que residimos, mas temos ignorado a casa que Deus criou para todos nós e - mais importante – deixou para que dela nos utilizássemos de modo racional e solidário. A conclusão é inevitável: Infelizmente não temos cuidado a contento de nosso planeta.
Tem sido muito comum a repetição de críticas dirigidas à sociedade acerca da inapropriada exploração e preservação do meio ambiente. As análises, em regra, têm como foco ações de grande dimensão e repercussão. Contudo, creio que precisamos refletir sobre as pequenas condutas individuais que farão com que vivamos em uma casa mais limpa e equilibrada. Quantas coisas podemos fazer e não as fazemos! Vejo que experiências do nosso cotidiano deveriam ser transportadas para a nossa atuação no que se refere ao meio ambiente.
Fico a imaginar se tivéssemos em relação à água a mesma parcimônia que temos para gastar nosso dinheiro. Ninguém, por mais abastado que seja, tem prazer em desperdiçar os bens que conseguiu reunir com seu esforço. Deveríamos ter o mesmo sentimento com o bem valioso e finito que é a água.

29 agosto 2011

Jardim do Seridó celebra de 1° a 11 de setembro a Festa do Sagrado Coração de Jesus

Tema: A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA”
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
1°/09 (Quinta-feira): Abertura da Festa
18h30: Procissã saindo da Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, conduzindo a bandeira da festa e a Bíblia Sagrada até o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde haverá o hasteamento da bandeira, entronização da Bíblia e Celebração da Missa.
02/09 (sexta-feira): Primeira sexta-feira do mês
19h00: Celebração da 1ª novena
Tema: Deus em Diálogo – analogia da palavra de Deus (VD 6-7).
Noite dedicada ao Apostolado da Oração.
03/09 (sábado)
19h00: Celebração da 2ª novena
Tema: Sagrada Escritura, inspiração e verdade (VD 19).
Noite dedicada à Juventude
04/09 (domingo): 155 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
07h00: Missa e logo após Batizados na Igreja Mariz de Nossa Senhora da Conceição.
19h00: Missa e celebração da 3ª novena
Tema: Maria “Mater Verbi Dei” e “Mater fidei” (VD 52).
Noite dedicada as Crianças, Adolescentes e Coroinhas.
05/09 (segunda-feira)
19h00: Celebração da 4ª novena
Tema: A Palavra de Deus na Sagrada Liturgia (VD 52).
Noite dedicada aos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.
06/09 (terça-feira)
06h30: Missa
19h00: Celebração da 5ª novena
Tema: A Palavra de Deus e os Sacramentos (VD 53).
Noite dedicada aos Dizimistas.
07/09 (quarta-feira): Dia da Pátria
19h00: Celebração da 6ª novena
Tema: A Palavra de Deus e a Eucaristia (VD 54-55).
Noite dedicada a Pia União de Santa Teresinha.
08/09 (quinta-feira): Dia da Natividade de Nossa Senhora
06h30: Missa
19h00: Celebração da 7ª novena
Tema: Leitura Orante da Sagrada Eucaristia” e “Lectio divina” (VD 86-87).
Noite dedicada a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição
09/09 (sexta-feira)
19h00: Celebração da 8ª novena
Tema: Todos os batizados responsáveis pelo o anúncio (VD 94).
Noite dedicada à Pastoral Familiar.
10/09 (sábado): Véspera da Festa
19h00: Última Novena
Tema: Anúncio da Palavra de Deus e os Jovens (VD 104).
Noite dedicada aos devotos do Sagrado Coração de Jesus.
11/09 (domingo): Dia da Festa
10h00: Solene Celebração Eucarística
17h00: procissão com a Imagem do Sagrado Coração de Jesus, encerrando- se com a benção do Santíssimo Sacramento e arreamento da bandeira.
PROGRAMAÇÃO SOCIAL
03/09 (SÁBADO) – Noite da Juventude
Logo após a novena ao lado da Matriz, movimentação social organizada pelo o Setor Juventude da Paróquia (Jovens do EJC – Encontro de Jovens com Cristo e os jovens do grupo de jovens CRISTIFORME).
Haverá música ao vivo, bazar, brincadeiras e muita animação com a presença de toda galera jovem.
06/09 (terça-feira – Véspera de feriado)
Jantar de confraternização no Centro Pastoral do Sagrado Coração de Jesus. Preço da Senha: R$ 5,00.
09/09 (sexta-feira): Após a Novena

Pavilhão ao lado da Igreja Matriz. Animação: Grupo Entre Amigos.
10/09 (sábado): Após a última Novena
Pavilhão ao lado da Igreja Matriz. Animação: Canindé Moreno e Banda Som Real.
Pe. Amaurilo José da Silva - Pároco

28 agosto 2011

28 de AGOSTO: Dia do Catequista


ENTREVISTA EXCLUSIVA COM DONA GORETTI SANTIAGO
O que lhe motivou a se tornar catequista e qual a sensação que a senhora tem por propagar a Palavra de Deus?
O que me motivou foi a conscientização de que todo o cristão deve trabalhar em prol do Reino de Deus. Então, a gente foi criado para amar e servir ao Senhor. Como membro de uma família católica, apesar de que não muito praticante, eu passei a ser catequista, assumindo, assim, o meu compromisso cristão.
A sensação que eu tenho de propagar a Palavra de Deus é que eu me sinto realmente feliz, consciente de anunciar a todos aqueles que não conhecem Jesus, a Sua Palavra. Então, eu me sinto uma pessoa muitíssimo feliz, alegre e o meu testemunho, muitas vezes, fala até mais alto do que a Palavra.
Na fase atual, como está a fé dos catequizandos da nossa Paróquia?
Nós temos um número de crianças muito alto e, inclusive, eu trabalho com 32 crianças, sendo 24 da zona rural e 8 crianças da cidade. Então, as turmas pela manhã, para vocês terem uma idéia, são todas com esse número de crianças. E da forma como a gente conduz esses catequizandos, eles demonstram que aprendem realmente e que vão aumentando a fé, quer dizer, é um reforço. A cada encontro, que é um assunto diferente, a gente sente que essas crianças vão aumentando os conhecimentos e reforçando a fé.
Que comportamentos a senhora observa após um certo tempo de formação dos catequizandos?
Eu que tenho 37 anos trabalhando na catequese, tenho essa experiência há 37 anos... Não posso nem dizer que sou uma catequista velha não é? Mas em 37 anos de experiência, se observa que os catequizandos de antes são bem diferentes dos de hoje. Eram crianças paradas, até porque, também, o método levava a isso... Era a questão de perguntas e respostas. É claro que a gente se baseava na Palavra de Deus, já que Jesus Cristo é o centro da catequese, mas as crianças tinham que decorar as perguntas e as respostas e, muitas vezes, nem entendiam aquelas palavras.
Hoje, a gente trabalha havendo a interação de fé e vida, é a catequese renovada. Então, a gente usa todos os meios possíveis para que a criança possa aprender, entender a mensagem, aprender a doutrina sem decorar essa doutrina. Então, a gente observa também o comportamento que, muitas vezes, já vem lá da escola, que é bem diferente. Vocês são jovens, vocês sabem muito bem o que é uma sala de aula. Tem aqueles que querem alguma coisa e tem aqueles que não querem. Nós pegamos crianças assim. São muitas vezes crianças que vem não querendo se preparar para fazer a 1ª Eucaristia, mas é porque o pai e mãe querem por tudo que essa criança faça a 1ª Eucaristia, quase como um ato social. Mas a maioria quer conhecer Jesus Cristo e se sente feliz. E a gente vê estampado no semblante de cada um que existe uma alegria e uma ansiedade muito grande em conhecer Jesus Cristo. Para vocês terem uma idéia, através de umas visitas que eu fiz às famílias, nós temos catequizandos que já ficam a frente das celebrações; nós temos catequizandos que já estão montando encenações para apresentar na sala de aula, baseado no que a gente vai ensinando... Quer dizer, tudo isso já um avanço muito grande.
Na sua opinião, o que poderia melhorar na catequese?
A catequese da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, eu considero uma catequese modelo. Não é porque eu trabalho lá não, mas nós temos uma coordenação boa, exigente demais e que repassa tudo. Nós somos treinados a trabalhar a cada semana, nós nos reunimos semanalmente, nós temos muito material riquíssimo para a catequese, nós temos planejamento semanal... Enquanto em outras paróquias é tudo desfacelado. Nós trabalhamos a mesma linguagem em cada encontro, a gente trabalha da mesma forma, usa os mesmos métodos, as mesmas músicas. Existe uma união muito grande e uma preparação também. É aprofundamento por cima de aprofundamento.
Mas o que é preciso ainda: que a família, principalmente os pais, que são os primeiros catequistas, também passem a trabalhar conosco nisso daí. Ensinem mais aos seus filhos, acompanhem os seus filhos no dia-a-dia, até porque em todo encontro tem um compromisso. E a criança tem que fazer esse compromisso. E se observa que há um relaxamento. Então o que falta na catequese da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, principalmente em termos de preparação para a 1ª Eucaristia, é esse acompanhamento diário dos pais.
Créditos para o Blog Cristiforme
Do Blog do ECC: Parabenizamos a todos os catequistas que com muito amor e dedicação, desempenham esse papel de missionário tão importante para a igreja e para a comunidade e ressaltando que estão muito bem representados por Goretti Santiago, uma irmã que se doa de corpo e alma aos trabalhos da igreja e da comunidade.
Nosso sinceros parabéns.
Acesse: www.cristiforme.blogspot.com

Santo do Dia: Santo Agostinho


Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.
Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.
Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.
O seu processo de conversão recebeu um "empurrão" quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: "Toma e lê", e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:"...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo...não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências". 
Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de "perder" sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade. 
Santo Agostinho, rogai por nós! 

27 agosto 2011

Santo do Dia: Santa Mônica


Neste dia, celebramos a memória desta grande santa, que nos provou com sua vida que realmente "tudo pode ser mudado pela força da oração." Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício.
Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas". 
Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: "Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer". 
Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: "Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade". 
Santa Mônica, rogai por nós!

26 agosto 2011

Ser bem casado faz bem a saúde do coração, afirma pesquisa


Uma união satisfatória aumenta em três vezes a chance de sobrevivência a longo prazo após cirurgias de pontes de safena, indica pesquisa americana. Estar em um casamento feliz faz bem ao coração.
É o que mostra uma pesquisa americana publicada no periódico especializado Health Psychology, da American Psychological Association. De acordo com o estudo da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos,pessoas casadas têm até três vezes mais chances de permanecerem vivas 15 anos após uma cirurgia de revascularização cardíaca, também conhecida como ponte de safena ou mamária.
“Existe algo em um bom relacionamento que ajuda as pessoas a permanecerem no curso da vida”, diz Kathleen King, coordenadora da pesquisa. Segundo Harry Reis, coautor do estudo, o efeito da satisfação no casamento é tão importante para a sobrevivência após a cirurgia quanto outros fatores de risco, tais como tabagismo, obesidade e hipertensão.
Mas o casamento desempenha vantagens diferentes para homens e mulheres. Para eles, o matrimônio está relacionado a altas taxas de sobrevivência — quanto mais satisfatória a relação, maior será a sobrevivência.
Para as mulheres, a qualidade do enlace é ainda mais importante. Enquanto casamentos infelizes não fornecem praticamente nenhum benefício à sobrevivência, os relacionamentos satisfatórios aumentaram em quase quatro vezes as chances da mulher sobreviver. “A recompensa da felicidade conjugal é mais forte nas mulheres. Por isso, elas devem buscar essa felicidade para terem a recompensa na saúde”, diz Reis.
Pesquisa
No estudo, foram avaliadas 225 pessoas que fizeram uma cirurgia de ponte de safena entre 1987 e 1990. Todos os casados foram questionados sobre sua satisfação com o casamento um ano após a cirurgia. Houve ainda ajuste de idade, sexo, educação, casos de depressão, tabagismo e outros fatores que afetam a sobrevivência para doenças cardiovasculares.
Quinze anos após a cirurgia, 83% das esposas felizes ainda estavam vivas, frente a 28% das que eram infelizes no casamento e 27% das solteiras. O índice de sobrevivência para os maridos felizes também foi de 83%. Mas aqueles nem tão felizes assim também tiveram taxas elevadas. Homens em uniões não muito satisfatórias tiveram um índice de sobrevivência de 60%, significativamente melhor do que os 36% dos homens não casados.
“A cirurgia de ponte de safena coronária já foi vista como uma cura milagrosa para doenças cardíacas”, diz King. “Mas agora nós sabemos que para a maioria dos pacientes, os enxertos são temporários, e ainda mais suscetíveis a entupimentos e doenças do que as artérias naturais do local.” No estudo, os autores citam ainda pesquisas anteriores que apontam que pessoas que têm um casamento com baixa hostilidade são menos suscetíveis a um tipo de inflamação relacionada às doenças cardíacas.
Fonte: Amigos em Cristo

25 agosto 2011

Mensagem para reflexão


QUERO VOLTAR A SER FELIZ


Fui criada com princípios morais comuns.
Quando criança, ladrões tinham a aparência de ladrões e nossa única preocupação em relação à segurança era a de que os “lanterninhas” dos cinemas nos expulsassem devido às batidas com os pés no chão quando uma determinada música era tocada no início dos filmes, nas matinês de domingo.
Mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos eram autoridades presumidas, dignas de respeito e consideração.
Quanto mais próximos, e/ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder eseducadamente à policiais, mestres, aos mais idosos ou autoridades.
Confiávamos nos adultos porque todos eram pais e mães de todas as crianças da rua, do bairro, da cidade.
Tínhamos medo apenas do escuro, de sapos, de filmes de terror.
Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo que perdemos. Por tudo que meus netos um dia temerão. Pelo medo no olhar de crianças, jovens, velhos e adultos.
Matar os pais, os avós, violentar crianças, seqüestrar, roubar, enganar, passar a perna, tudo virou banalidade de noticiários policiais, esquecida após o primeiro intervalo comercial.
Agentes de trânsito multando infratores são exploradores, são funcionários da indústria de multas.
Policiais em blitz extorquem e abusam da autoridade.
Regalias em presídios são matérias votadas em reuniões.
Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos.
Não levar vantagem é ser otário; pagar dívidas em dia é bancar o bobo.
Anistia para os caloteiros de plantão. Ladrões de terno e gravata; assassinos com cara de anjo; pedófilos de cabelos brancos.
O que aconteceu conosco?
Professores surrados em salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas.
Crianças morrendo de fome!
Que valores são esses?
Carros que valem mais que abraço... filhos querendo-os como brindes por passar de ano.
Celulares nas mochilas dos recém saídos das fraldas.
Tv, DVD, video-games...

24 agosto 2011

Formação: A porta de entrada para o divórcio


O que une um casal não é o sexo, não é a genitalidade, mas o amor, a ternura, o carinho. 
Ame profundamente. Primeiro pelo diálogo, pela presença, pela segurança recebida, pelo amor, pela fidelidade. O que nutre o casal é a ternura, é o carinho! Quando o carinho, o amor, a convivência e o diálogo desaparecem, abre-se uma brecha para a genitalidade e, como consequência, os desentendimentos se multiplicam.
“Casalzinho” que avança o sinal e parte para a sexualidade, em geral, vive se desentendendo e brigando, porque a atração física está ocupando o lugar do diálogo, da convivência, da afinidade espiritual. Pior ainda quando resolvem as brigas com sexo. Enganam-se e se estragam cada vez mais...
Em geral, esta é a porta de entrada para o divórcio. Casamentos que se iniciam com namoro avançado não costumam durar muito tempo. Uma vez que já se experimentou tudo antes do matrimônio,nada mais sustenta o casal. A vida matrimonial é exigente: trabalho, casa, compromissos... Depois vêm os filhos... Se o casal não treinou com carinho e ternura, tudo vai se complicando, porque as relações sexuais, embora importantes para a harmonia do casal, não são tudo. Se o amor não se traduzir em gestos concretos, o casamento começará a naufragar.
Existem árvores que necessitam de cuidados especiais desde a semente; só assim darão bons frutos. Com o matrimônio é a mesma coisa: precisa ser cuidado enquanto ainda é plantinha... Só assim os frutos virão.
Namorados, noivos ou vocacionados ao casamento, creiam que isso é possível! Isso é sinônimo de santidade! Loucura é o que o mundo ensina! Todo aquele que se decide por viver essa aventura acaba sendo bênção para si e para sua família. 
Não quero dizer com isso que você vai se privar das relações sexuais no casamento. Não é certamente isso que Deus lhe pede. Ele quer a sua pureza agora e depois no casamento... E isso lhe é possível!
(Trecho extraído do livro "Homem e mulher em sintonia" de monsenhor Jonas Abib)
Fonte: canção nova

23 agosto 2011

Quais os estados e cidades mais “Católicas” do Brasil? Veja pesquisa.


Fonte G1
A proporção de brasileiros fiéis ao catolicismo caiu ao menor nível já registrado desde 1872, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Apesar da queda, o catolicismo ainda é a maior religião no país, seguida pela igreja evangélica e pelo espiritismo.
Os dados fazem parte de um mapa de religiões traçado pela FGV. Segundo o estudo, 68,43% da população brasileira se dizia católica em 2009, cerca de 130 milhões de pessoas.
Conforme o estudo, a proporção de católicos vinha se mantendo constante no início dos anos 2000, mas houve queda de 7,3% dos adeptos ao catolicismo entre 2003 e 2009. A pesquisa reuniu microdados de pesquisas do IBGE com cerca de 200 mil entrevistados na década passada.
Uma das razões apontadas para a queda é o crescimento na proporção dos evangélicos no mesmo período (de 17,9% para 20,3% da população). Além disso, o grupo de pessoas que dizem não pertencer a nenhuma religião subiu, de 5,13% para 6,7% da população. No início da década, o índice dos “sem religião” havia caído, de 7,4% para 5,1%.
Ainda segundo a pesquisa, as mulheres continuam mais religiosas do que os homens, mas a proporção se inverteu no período analisado com relação ao catolicismo. Enquanto 71,6% se dizem católicas, 75,4% dos homens expressam pertencer a essa religião. Setenta anos antes, eram 96% e 95%, respectivamente.
Estados e capitais
O Piauí é o estado com maior número de católicos (87,93%), seguido pelo Ceará (81%) e Paraíba (80,25%). Os menos católicos são o Acre (50,73%), Rio de Janeiro (49,83%) e Roraima (46,78%). Roraima é também o estado com maior proporção de sem religião (19,39%), seguido do Rio de Janeiro (15,95%).
Ainda conforme o estudo, a periferia do Rio de Janeiro é a menos católica e menos religiosa de todas as metrópoles brasileiras. No outro extremo está a periferia de Porto Alegre e de Fortaleza, respectivamente, a mais religiosa e a mais católica.
Entre os evangélicos pentecostais, o Acre é o que contabiliza a maior proporção de adeptos (24,18%). Nas demais denominações evangélicas, o líder é o Espírito Santo (15,09%). O Sergipe é o estado com o menor percentual de evangélicos pentecostais (4,75%).
O Rio lidera em religiões espíritas (3,37%) e afro-brasileiras (1,61%), seguido, nos dois casos, pelo Rio Grande do Sul (2,34% de espiritualistas e 0,94% de afro-brasileiras). Já nas religiões orientais ou asiáticas, São Paulo possui o maior nível de adeptos (0,78%), seguido pelo RJ (0,69%) e Distrito Federal (0,52%).
Nas capitais, Boa Vista, Salvador e Porto Velho são as que possuem maior proporção de pessoas sem religião. Teresina é a capital mais católica do país, com 80, 66% de fiéis, seguida de Fortaleza (74,25%) e Florianópolis (73,91%). Boa Vista é a menos católica (40,87%). Os evangélicos são maioria em capitais da região Norte: Rio Branco (28,43%), Belém (23%), Boa Vista (21,21%) e Porto Velho (19,02%).
Renda
Com relação à renda, a grande parte dos sem religião está concentrada na classe E (7,72% deles não possuem religião), seguida pela classe A/B, com 6,91%. O mesmo acontece no catolicismo, que se concentra principalmente entre essas classes.
Evangélicos pentecostais são 14,98% da classe D. Já as igrejas evangélicas mais tradicionais estão mais concentradas na classe AB (8,35%) e C (8,72%). Outras religiões também estão mais concentradas na classe A/B.

21 agosto 2011

Santuário das Graças em Florânia sedia o I Congresso dos Grupos de Terço dos Homens



Neste domingo, 21 de agosto, o Santuário das Graças em Florânia foi palco do I Congresso do Grupo do Terço dos Homens a nível de diocese. O Congresso contou com a presença de representantes de todos os Zonais, totalizando mais de 800 homens que vivenciaram um grande momento de fé e devoção a nossa Mãe Rainha Maria Santíssima.
O congresso teve início com a acolhida no Santuário das Graças e em seguida a celebração da Santa Missa presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Delson que deu as boas vindas a todos os homens e destacou a grande importância do Terço para a família. Logo após a missa Padre Stanley Lopes Dantas ministrou a Palestra com o tema: "A Importância da Oração do Terço na Vida dos Homens" e que logo após representantes do terço de algumas paróquias falou um pouco da experiência do terço em suas cidades.
Em seguida tivemos a benção do Santíssimo e com muito fervor e devoção juntos recitamos o Terço sobre as bênçãos de Nossa Senhora das Graças. Fomos assim, convidados a saborear um delicioso almoço de confraternização ao som da Filarmônica da Juventude composta por jovens da cidade de Florânia.
À tarde, representantes e delegados do Terço dos Homens das paróquias participaram de uma oficina sobre como elaborar o Estatuto do Grupo na Paróquia, uma vez que a maioria das Paróquias tem Grupos de Terço dos Homens e caminham de forma aleatória, pois, a organização é importante para que o Grupo cresça de forma segura e com objetivos claros e definidos.
O Terço dos Homens da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó esteve representado com uma caravana de 12 homens que ali estiveram demonstrando devoção à Maria, com interesse de permanecer comprometidos com a oração, com a fé, com a evangelização, com o amor e a mudança de vida em sua comunidade.
Ver fotos abaixo: 



































20 agosto 2011

Mensagem para reflexão


CICATRIZES...
Há alguns anos, em um dia quente de verão, um pequeno menino decidiu ir nadar no lago que havia atrás de sua casa.
Na pressa de mergulhar na água fresca, foi correndo e deixando para trás os sapatos, as meias e a camisa. Voou para a água, não percebendo que enquanto nadava para o meio do lago, um jacaré estava deixando a margem e entrando na água.
Sua mãe, em casa, olhava pela janela enquanto os dois estavam cada vez mais perto um do outro. Com medo absoluto, correu para o lago, gritando para seu filho o mais alto quanto conseguia. Ouvindo sua voz, o pequeno se alarmou, deu um giro e começou a nadar de volta ao encontro sua mãe.
Mas era tarde. Assim que a alcançou, o jacaré também o alcançou.
A mãe agarrou seu menino pelos braços enquanto o jacaré agarrou seus pés. Começou um cabo-de-guerra incrível entre os dois. O jacaré era muito mais forte do que a mãe, mas a mãe era por demais apaixonada para deixá-lo ir.
Um fazendeiro que passava por perto, ouviu os gritos, pegou uma arma e disparou no jacaré.
De forma impressionante, após semanas no hospital, o pequeno menino sobreviveu. Seus pés extremamente machucados pelo ataque do animal, e, em seus braços, os riscos profundos onde as unhas de sua mãe estiveram cravadas no esforço sobre o filho que ela amava.
Um repórter de jornal que entrevistou o menino após o trauma, perguntou-lhe se podia mostrar suas cicatrizes. 
O menino levantou seus pés.
E então, com óbvio orgulho, disse ao repórter:
- Mas olhe em meus braços. 
Eu tenho grandes cicatrizes em meus braços também. 
Eu as tenho porque minha mãe não deixou eu ir.
Você e eu podemos nos identificar com esse pequeno menino. 
Nós também temos muitas cicatrizes. Não, não a de um jacaré, ou qualquer coisa assim tão dramática. Mas as cicatrizes de um passado doloroso. Algumas daquelas cicatrizes são feias e causam-nos profunda dor.
Mas, algumas feridas, meu amigo, são porque DEUS se recusou a nos deixar ir.
E enquanto você se esforçava, Ele estava lhe segurando. 
Se hoje o momento é difícil, talvez o que está te causando dor seja Deus cravando- lhe suas unhas para não te deixar ir.
Lembre-se do jacaré e muito mais Daquele que, mesmo em meio a tantas lutas, nunca vai te abandonar e, certamente, vai fazer o que for necessário para não te perder, ainda que para isso seja preciso deixar-lhe cicatrizes.
Auto desconhecido

Related Posts with Thumbnails