13 fevereiro 2013

Missa marca lançamento da Campanha da Fraternidade no Santuário Nacional


Dom Damasceno: ‘Jesus nos convida a praticar a caridade e a dedicar mais tempo à oração’
Nesta quarta-feira de Cinzas (13), o Santuário Nacional de Aparecida abriu oficialmente, na missa das 9h, a Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema: ‘Fraternidade e juventude’.
O Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis presidiu a celebração no Altar Central da Casa da Mãe Aparecida. Concelebraram a missa, o bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José e o reitor do Santuário, Padre Domingos Sávio.
Jovens da Arquidiocese de Aparecida e região participaram da celebração.
Em sua homilia, Dom Damasceno ressaltou que a quaresma é tempo de conversão, isto é, de mudança de vida, tempo de reconciliação com Deus e com o próximo para que possamos chegar à Páscoa, renovados espiritualmente.
“Recebendo as cinzas em nossa cabeça, expressamos nosso arrependimento e ao mesmo tempo o desejo de percorrer nesta quaresma o caminho de conversão, de renovação espiritual que nos levará à alegria da Páscoa, do Cristo ressuscitado que é luz e vida para nós”, afirmou.
Dom Damasceno que em sua carta pastoral ‘Porta Fidei’, o Papa Bento XVI nos recorda que o Ano da Fé é um convite a uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. Esta conversão consiste em crer e viver o Evangelho. A imposição das cinzas é um sacramental, não é um sacramento, e seus efeitos espirituais dependem da disposição interior das pessoas que os recebem, como a disposição à conversão, a viver os compromissos batismais para celebrar, renovados espiritualmente, a Páscoa de Cristo e a nossa páscoa.
O Cardeal citou ainda que é importante que cada um faça o seu programa de vida nesta quaresma para melhor aproveitar este tempo de graça.
“Cada um deve examinar a sua vida cristã a luz do Evangelho e decidir em que aspectos da vida cristã precisa crescer mais”.
Liturgia
Os textos das leituras de hoje (13) e os textos litúrgicos nos chamam à conversão, ao arrependimento de nossos pecados, e à prática de boas obras, sobretudo, de obras de caridade.
Dom Damasceno nos explicou que o profeta Joel convida o povo a voltar para o Senhor com todo o coração, e São Paulo insiste com os coríntios: ‘deixai-vos reconciliar com Deus e a não perder a oportunidade que Deus nos dá’. É agora o momento favorável, diz São Paulo, é agora o dia da salvação.
No evangelho de Mateus, Jesus nos adverte que o importante é viver de maneira coerente a nossa fé e nos propõe três práticas penitenciais, próprias da tradição do povo judeu que são confirmadas por Jesus, mas que devem ser cumpridas com sinceridade e sem hipocrisia: a esmola, a oração e o jejum.
“O que Jesus nos pede nesta quaresma é um verdadeiro exame de consciência sobre nossas relações com os outros, a esmola; nossas relações com Deus, a oração, e conosco mesmos, o jejum. Jesus nos convida a praticar a caridade, a dedicar mais tempo à oração, tendo como fonte a Palavra de Deus a exercitar-nos no domínio de nós mesmos, para vivermos como discípulos de Jesus Cristo”, concluiu.
Campanha da Fraternidade 
No Brasil, realiza-se neste tempo quaresmal, a Campanha da Fraternidade que neste ano tem como tema: “Fraternidade e Juventude” e lema: “Eis-me aqui, envia-me!”, tirado do capítulo 6º., do profeta Isaías.
De acordo com Dom Damasceno, o objetivo geral desta Campanha é: “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz”. Para que isso aconteça, a Campanha propõe como passos os seguintes objetivos específicos: propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida; possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos e sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
Dom Raymundo Damasceno pediu que possamos fazer com que a Companha da Fraternidade seja um importante instrumento de evangelização e contribua para que os nossos jovens possam tornar-se protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna inspirada no Evangelho. 
Polyana Gonzaga
Redação Portal A12



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails