30 maio 2012

Coroação de Nossa Senhora encerrará Mês Mariano contando a História de Nossa Senhora do Carmo em Jardim do Seridó


Nessa quinta-feira (31 de maio), a paróquia Nossa Senhora da Conceição encerra as festividades do Mês Mariano, tendo como culminância a coroação de Nossa Senhora. Como de costume, a celebração acontecerá às 19 horas no Ginásio de Esportes Lavosier Maia, onde será apresentada a belíssima história de Nossa Senhora do Carmo.



PROGRAMAÇÃO DAS FESTIVIDADES DOS SETOR MISSIONÁRIO SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


Festa de Santo Antônio de Pádua – De 01 a 04 de junho de 2012
(Bairros COHAB, Novo Horizonte e Caixa D’água)
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
DIA 01/06 (Sexta Feira)
19h 30 – 1ª noite do Tríduo na Praça da COHAB.
Noite dedicada à Juventude
DIA 02/06 (Sábado)
19h 30 – Missa e 2ª noite do Tríduo na Residência de Robervan e Lídia.
Noite dedicada às famílias
DIA 03 (Domingo)
Dia da Santíssima Trindade
19h 30 – 3ª noite do Tríduo na Residência de Bastinho do Caminhão.
Noite dedicada às crianças e aos idosos
Dia 04 (Segunda Feira)
Dia da Festa de Santo Antônio de Pádua.
19h 30 – Missa Solene da Festa e logo após, distribuição dos pães no BNB Clube.
PROGRAMAÇÃO SOCIAL
Dias 02 e 03 – Leilão dos devotos de Santo Antônio
Todas as noites após a programação religiosa haverá bazar, sorteios e muita animação dos missionários.
Coordenadores do Setor: Zé Dantas e Odilma
Pároco: Pe. Amaurilo José da Silva

Fotos do encerramento do Mês Mariano do Setor Missionário Santo Antônio em Jardim do Seridó



























29 maio 2012

Feira em Milão reúne ações em prol da Família


Durante o VII Encontro Mundial das Famílias, que começa na próxima quinta-feira e vai até domingo (de 30 de maio a 3 de junho), em Milão na Itália, haverá um espaço para práticas positivas e inovadoras em favor das famílias. Será a Feira Internacional da Família, montada no Fieramilanocity, o mesmo espaço onde será realizado o Congresso Internacional Teológico-Pastoral.
Na Feira vai destacar o trabalho das obras e associações familiares de todo o globo. “As experiências dessas associações devem auxiliar e motivar o trabalho de nossa Comissão na elaboração e implantação deste trabalho no Brasil”, afirma o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, padre Wladimir Porreca, que já está em Milão.
Ele explica que o empenho do presidente da Comissão, dom João Carlos Petrini, é seguir a orientação do Pontifício Conselho para as Famílias, de tornar possível essa realidade através da Pastoral Familiar e dos Movimentos e Serviços em prol da Família.
Por CNBB


Processo de beatificação de Frei Damião segue para Roma em junho


O candidato a beato, Frei Damião, que viveu 66 anos 
de missão na região Nordeste do Brasil

Um homem de fé, que levou uma vida de doação de si em prol dos necessitados. Assim foi a trajetória de Frei Damião de Bozzano, que viveu 66 anos de missões na região do Nordeste brasileiro. 
Diante de sua fama de santidade, foi aberto o pedido para que o frei seja beatificado. Com o término da fase diocesana do processo de beatificação no último domingo, 27, a expectativa para a aprovação da Santa Sé aumenta, principalmente entre os nordestinos, que puderam acompanhar de perto a obra de Frei Damião. 
A abertura oficial do processo de beatificação do frei foi no dia 31 de janeiro de 2003. Desde então, o vice-postulador da causa aqui no Brasil, frei Jociel Gomes, vem trabalhando na chamada fase diocesana, em que se faz o levantamento de documentos sobre a vida do candidato a beato e se colhe depoimentos que comprovem a prática das virtudes cristãs. 
“Recolhemos toda a documentação pessoal, escolar, religiosa, também tudo aquilo que foi escrito pelo Frei Damião. Também escutamos os testemunhos de pessoas que o conheceram de perto, conviveram com ele e puderam dar um testemunho, principalmente acerca daquilo que a Igreja pede para o processo de beatificação e canonização que são as virtudes: a fé, a esperança e a caridade”, explicou o vice-postulador.
Para Frei Jociel, essas três virtudes resumem os fatores que agregaram a frei Damião a fama de santidade. “Frei Damião era um homem de muita fé, por causa da fé ele deu a sua vida. Eu sempre digo que Frei Damião foi um homem movido pela fé. Pela fé ele viveu pela fé ele se doou”, disse.
Ele contou ainda que o povo nordestino sempre viu em Frei Damião uma voz de esperança e revelou outra grande característica do candidato a beato que pode ser modelo hoje: o dom da escuta. 
“Dentro desses 66 anos, Frei Damião confessou uma imensidão de gente. Alguns que conhecem a vida de santos e de missionários dizem que ele confessou até mais do que Padre Pio. E uma escuta não só dos pecados, mas uma confissão que às vezes também se tornava aconselhamento. Frei Damião parava para escutar as dores e alegrias, a partilha desse povo sofrido”, informou. 
A solenidade de encerramento da fase diocesana foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no Convento de São Félix, onde Frei Damião foi sepultado. Como tudo foi feito de acordo com as devidas orientações, frei Jociel acredita que a causa será de fato aceita pela Santa Sé. “No coração do nordestino, Frei Damião já tem um altar, mas a santidade dele precisa realmente ser reconhecida pela Igreja”.
Frei Jociel também informou que, quando esteve em Roma, em fevereiro, ficou sabendo que lá na apostulação geral existe uma grande ansiedade pela chegada do processo de Frei Damião. Se o processo for entregue em junho, seguindo o prazo, em cerca de dois anos a Santa Sé deve dar uma resposta. 
Tal retorno está sendo esperado ansiosamente aqui no Brasil. Frei Jociel se diz impressionado com o interesse de pessoas do país inteiro na causa de Frei Damião. Ele informou que já existe uma pesquisa acerca dos possíveis milagres que o frei tenha realizado e que ele está acompanhando cinco casos em especial. Saindo a beatificação, já existe a intenção de entrar com o pedido de canonização. 
O Vice-postulador citou ainda o papel dos meios de comunicação, que lá no Nordeste têm anunciado constantemente novidades sobre o processo. “Os meios de comunicação já noticiam tanta coisa negativa então colocar para o Brasil, para outras regiões este testemunho de santidade de Frei Damião como um farol é algo bom a ser transmitido e a gente não pode esquecer essa memória”, finalizou.
Frei Damião
Frei Damião de Bozzano nasceu na Itália em 1898. Aos 33 anos, deixou o país e veio ser missionário no Nordeste do Brasil, onde teve como primeira residência o Convento de Nossa Senhora da Penha. Viveu 66 anos para realizar as “santas missões”, estilo próprio que encontrou para evangelizar. Dedicou sua vida à pregação, à confissão, à celebração da Eucaristia e ao convite para uma conversão e mudança de vida. Já com a saúde debilitada, Frei Damião faleceu no dia 31 de maio de 1997, aos 98 anos, após sofrer um derrame cerebral no Real Hospital Português do Recife. Seus restos mortais repousam numa capela especial, dedicada à N. Sra. das Graças, no Convento de São Félix de Cantalice, onde viveu seus último dias. 
Foto: Convento de São Féliz
Fonte: canção nova



27 maio 2012

Mensagem para reflexão


45 LIÇÕES QUE A VIDA ME ENSINOU
Olá meus amigos!!
Trago-lhes esse texto para que possam refletir melhor sobre a vida, sobre como aproveita-la da melhor forma...
Escrito por Regina Brett, 90 anos de idade, que assina uma coluna no The Plain Dealer, Cleveland, Ohio 
"Para celebrar o meu envelhecimento, certo dia eu escrevi as 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais solicitada que eu já escrevi.
Meu hodômetro passou dos 90 em agosto, portanto aqui vai à coluna mais uma vez:
1. A vida não é justa, mas ainda é boa.
2. Quando estiver em dúvida, dê somente o próximo passo, pequeno.
3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.
4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. 
Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.
5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.
6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.
7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.
8. É bom ficar bravo com Deus. Ele pode suportar isso.
9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.
10. Quanto ao chocolate, é inútil resistir.
11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.
12. É bom deixar suas crianças verem que você chora.
13. Não compare sua vida com a dos outros. 
Você não tem idéia do que é a jornada deles.

26 maio 2012

Solenidade de Pentecostes



No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu com poder sobre os Apóstolos; teve assim início a missão da Igreja no mundo. O próprio Jesus tinha preparado os Onze para esta missão aparecendo-lhes várias vezes depois da sua ressurreição (cf. Act 1, 3). Antes da ascensão ao Céu, ordenou que "não se afastassem de Jerusalém, mas que aguardassem que se cumprisse a promessa do Pai" (cf. Act 1, 4-5); isto é, pediu que permanecessem juntos para se prepararem para receber o dom do Espírito Santo. E eles reuniram-se em oração com Maria no Cenáculo à espera do acontecimento prometido (cf. Act 1,14).

Encontro Mundial das Famílias: Papa Bento XVI permite ganhar indulgência plenária rezando em família


Papa Bento XVI concede a indulgência plenária aos católicos em qualquer lugar do mundo que rezem em família e cumpram alguns requisitos adicionais, por motivo do Encontro Mundial das Famílias que será realizado de 30 de maio a 3 de junho em Milão (Itália).
Como de costume nestas grandes celebrações, o Santo Padre concede a indulgência aos participantes do evento. A novidade esta vez está em que este dom pode ser agora obtido de qualquer parte do planeta.
A indulgência plenária poderá ser obtida por aqueles que, sem estar em Milão, unam-se espiritualmente aos fiéis nessa cidade italiana e rezem, em família, as orações Pai Nosso e o Credo, além de "outras devotas orações", especialmente quando forem transmitidas por rádio ou televisão as palavras do Papa no evento.
Isto deve ir acompanhado das habituais condições gerais: confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oraçãopelas intenções do Papa.
Assim o assinala o decreto publicado no dia 25 de maio em latim e italiano pelo Penitenciário Mor da Santa Igreja Romana, o Cardeal português Dom Manuel Monteiro do Castro.
O decreto indica que "concede-se indulgência plenária sob as habituais condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Santo Padre) aos fiéis que, com o ânimo de separar-se de qualquer pecado, participem devotamente em alguma função durante o mencionado Encontro Mundial das Famílias, assim como em sua solene conclusão".
"Além disso se concede-se a indulgência parcial aos fiéis nas mesmas condições, com o coração arrependido, que orem no tempo indicado pelo bem da família", indica o texto.
O decreto assinala também que o Papa decidiu outorgar estas indulgências para que as pessoas "verdadeiramente arrependidas e estimuladas pela caridade se dediquem à santificação da família, seguindo o exemplo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José".
O 7º Encontro Mundial das Famílias se celebra este ano sob o tema "A família, o trabalho e a festa".
O decreto divulgado nesta sexta-feira assinala que o evento procura "indicar como conciliar da melhor maneira possível as exigências da família com as do trabalho e os dias de festa, de maneira especial no domingo, Páscoa semanal, e dia do Senhor e do homem, dia da família e da comunidade".
Fonte: acidigital

25 maio 2012

Neste domingo serão anunciados os patronos e intercessores da JMJ Rio2013


Foto da Igreja de Nossa Senhora da Penha
Foto: JMJ Rio 2013

No próximo dia 27 de maio, jovens do mundo inteiro conhecerão os nomes dos santos e beatos que serão os patronos e intercessores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, informou o Comitê Organizador Local da Jornada. O lançamento será no Santuário da Penha, na Arquidiocese do Rio, onde um público de até 10 mil pessoas é esperado. 
O evento terá início com a oração do terço a partir das 14h na Igreja do Bom Jesus da Penha (Av. Brás de Pina, 181), de onde sairá a procissão até o Santuário da Penha (Largo da Penha, 19). A cerimônia de lançamento dos intercessores e patronos da JMJ está prevista para as 16h.
Os nomes serão divulgados após a Missa de Pentecostes, que acontecerá na Concha Acústica do Santuário. A celebração será presidida pelo presidente do COL da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, seguida da tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha. A missa marcará também o encerramento do Mês Mariano na Arquidiocese do Rio.
Em seguida o arcebispo, Dom Orani, subirá a escadaria junto à procissão, com o andor de Nossa Senhora da Penha. Ao longo do percurso, nos degraus, grupos de jovens estarão segurando estandartes com as imagens dos intercessores em 13 pontos diferentes.
A apresentação dos patronos será no topo da escadaria da Penha. Os estandartes com as imagens estarão presos na fachada da Igreja da Penha e no momento em que forem anunciados serão revelados.
Quem serão os patronos?
Para saciar um pouco a curiosidade dos jovens, o padre Leandro Lenin, um dos diretores executivos do Setor de Preparação Pastoral, deu uma dica: serão santos que têm a ver com a história e o tema da Jornada e com o Brasil.
O COL dividiu a escolha dos santos em patronos, que têm ligação com a Jornada, com o tema e o país sede do evento; e em intercessores, modelos exemplares de juventude e de amor a Cristo. A escolha da Festa de Pentecostes foi feita por ser justamente o Espírito Santo o grande impulsionador da vida de santidade nos discípulos de Cristo.
“Quando pensamos em um santo da Igreja, temos nele um modelo seguro de alguém que, tão humano como nós, conseguiu seguir Jesus Cristo até as últimas consequências”, explicou padre Leandro.
JMJ
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo. Idealizado pelo beato João Paulo II, o evento teve sua primeira edição no ano de 1986, em Roma. O encontro dura aproximadamente uma semana.
Todos os anos a Jornada acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.
A última Jornada Mundial da Juventude foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu cerca de dois milhões de mais de 190 países. O próximo encontro será de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: acidigital

24 maio 2012

Mensagem para reflexão


Senhor, ensina-nos a procurá-Lo
Todo homem tem sede de Deus, mesmo quando ele não sabe dizer o que está procurando.
“Vamos, coragem, pobre homem! Foge um pouco de tuas ocupações. Esconde-te um instante do tumulto de teus pensamentos. Põe de parte os cuidados que te absorvem e livra-te das preocupações que te afligem. Dá um pouco de tempo a Deus e repousa n’Ele.
Entra no íntimo de tua alma, afasta tudo de ti, exceto Deus ou o que possa ajudar-te a procurá-lo; fecha a porta e põe-te à sua procura. Agora fala, meu coração, abre-te e diz a Deus: Busco a vossa face; Senhor, é a vossa face que eu procuro (cf. Sl 26,8).
E agora, Senhor meu Deus, ensinai a meu coração onde e como vos procurar, onde e como vos encontrar. Senhor, se não estais aqui, se estais ausente, onde vos procurarei? E se estais, em toda parte, por que não vos encontro presente? É certo que habitais numa luz inacessível e como chegarei a ela? Quem me conduzirá e nela me introduzirá, para que nela eu vos veja? E depois, com que sinais e sob que aspecto vos devo procurar? Nunca vos vi, Senhor meu Deus, não conheço a vossa face.
Ensinai-me a vos procurar e mostrai-vos quando vos procuro; pois não posso procurar-vos se não me ensinais nem encontrar-vos se não vos mostrais. Que desejando eu vos procure, procurando vos deseje, amando vos encontre, e encontrando vos ame” (Santo Anselmo, Bispo).
Senhor, inclina o nosso coração em Tua direção para que O encontremos e contemplemos a Tua face.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago – Comunidade Canção Nova

22 maio 2012

VII Encontro Mundial das Famílias espera um milhão de fiéis para encontro com Bento XVI


Foram divulgados nesta terça-feira (22), em entrevista coletiva no Vaticano, pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, e o Arcebispo de Milão, Cardeal Angelo Scola, os números do VII Encontro Mundial das Famílias.
Cerca de um milhão de fiéis, de 90 países diferentes, são esperados para a Missa com o Santo Padre, cinco mil voluntários devem trabalhar na organização e recepção dos participantes e mil jornalistas já estão credenciados para cobertura do evento.
Durante a entrevista, o Cardeal Antonelli apresentou dois volumes, não somente em vista do evento: o Enchiridion, que reúne os mais recentes ensinamentos da Sé Apostólica sobre temas da família e da vida humana, desde os últimos anos de pontificado de João Paulo II e os primeiros anos de Bento XVI.
Também foi apresentado o livro 'A família, recurso da sociedade', do Prof. Pierpaolo Donati, que trata das contribuições, negativas e positivas, que várias tipologias de famílias oferecem à sociedade.
Destacando a repercussão deste evento em todo o mundo, o Cardeal Scola ressaltou a atualidade do tema: “A família em sua própria natureza está no centro da atenção, pois é um recurso indispensável que necessita de políticas específicas, também devido à grave crise que estamos atravessando”.
O VII Encontro Mundial das Famílias acontece de 30 de maio a 03 de junho em Milão.
Foto: Arquivo/Santuário Nacional
Fonte: www.a12.com

21 maio 2012

Jovens vivenciam um dia de muita espiritualidade e adoração em retiro para jovens realizado pelo EJC em Jardim do Seridó



“Ser Santo sem deixar de ser jovem”, este foi o tema  escolhido pelos jovens do EJC – Encontro de Jovens com Cristo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição para a realização do Retiro Jovem que aconteceu neste domingo (20) em Jardim do Seridó.
O retiro foi realizado na quadra do CEFE aberto aos jovens da paróquia de Jardim do Seridó com o propósito de mostrar a essa juventude de hoje que eles podem buscar a santidade sem deixar de ser jovem.
O retiro teve início às 07h00min horas da manhã com a celebração da Santa Missa no Santuário do Sagrado Coração de Jesus e em seguida se dirigiram até o local do evento onde os mesmos foram recepcionados pelos jovens do EJC com muita animação e um café da manhã reforçado.
Às 09h00min horas deu início aos trabalhos com muita animação, palestras, testemunhos, atividades em grupos, dinâmica e muita espiritualidade. Durante o retiro muitos jovens se emocionaram com momentos fortes, principalmente em assuntos relacionados à família e  no encerramento com um forte momento de Adoração ao Santíssimo, onde a jovem Geysa do EJC de Carnaúba dos Dantas e demais jovens dirigiram a adoração de uma maneira belíssima, emocionando a todos.
Logo após a benção do Santíssimo, realizada pelo o Diácono João Júnior, houve o momento de partilha, onde alguns jovens falaram emocionados sobre tudo que viveram durante aquele dia.
Nós que fazemos o EJC de Jardim do Seridó ficamos felizes por termos proporcionado um dia tão grandioso a tantos jovens sedentos de Deus. Foi muito trabalho, mas a recompensa foi gratificante e que só temos  a agradecer a esse DEUS que é maravilhoso.
Agradecemos também a todos os nossos amigos e parceiros que contribuíram para a realização deste retiro (de modo especial aos jovens Ed, Wellington, Renata, Geysa e Gésilla de Carnaúba dos Dantas), aos casais do ECC, a direção do CEFE que emprestou o colégio e deu o total apoio ao evento e ao nosso pároco e dirigente espiritual, Pe. Amaurilo que nos auxiliou, orientou e acreditou que daria certo. 
Clique no link abaixo e veja mais fotos do evento


15 maio 2012

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES DOS CASAIS DO ECC DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM JARDIM DO SERIDÓ-RN



Neste dia 13 de maio, os casais do ECC – Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó celebraram mais um DIA DAS MÃES, reunindo a família na quadra de esportes do CEFE com um belíssimo café da manhã e muitas homenagens.
As comemorações tiveram início durante a celebração da Santa Missa no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, e na ocasião, o pároco Pe. Amaurilo apresentou para a comunidade os novos casais que vivenciaram o VII Encontro de Casais com Cristo da Paróquia, desejando-lhes muitas graças e perseverança na caminhada.
Fotos abaixo:


















































Fotos: Daniel

Related Posts with Thumbnails